Materiais de construção

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
Título

PASSOS, Ariana M.; MAROTTO, Tatiana C.

Resumo

Este artigo tem como objetivo  mostrar etapas dos processos produtivos dos materiais cerâmicos utilizados na construção civil, apresentando métodos de extração, as etapas produtivas, aplicabilidade dos matérias e os impactos gerados ao meio ambiente e possíveis alternativas de minimização desses impactos.

Texto com no máximo 10linhas ou 300 palavras que deve ser redigido em português, letra Arial, tamanho 11. O resumo deve fornecer ao leitor uma idéia clara sobre o assunto tratado no artigo e sobre a sua abordagem. Deve ser sucinto e conter as seguintes informações: objetivo do trabalho, descrição resumida da metodologia usada no trabalho destacando os principais aspectos, principais resultados obtidos e conclusão ouconsiderações finais.

Palavras-chave: material cerâmico.

1. Introdução

Cerâmica corresponde a todo material inorgânico, não metálico, obtido através de tratamento térmico em temperaturas elevadas.

Existem diversos tipos materiais cerâmicos utilizados na construção civil, podendo ser classificadas como naturais, constituidas de feldspato, potássio, sílica e argila, apresentando a presença dealguns aditivos mas que não proporcionam modificações em suas composição químicas e mineralógicas e as sintéticas produzidas a partir de materiais e processos químicos.

Verificamos a disponibilidade de um setor fasto e heterogêneo que pode ser dividido em vários segmentos de acordo com sua função e suas características. Podem ser constituidos de diversas formas e possuirem elevadasresistências mecânica, resistência ao desgaste a grandes amplitudes térmicas, resistência a agentes químicos, facilidade de manutenção e até mesmo resistência ao fogo.

O setor industrial da cerâmica é diversificado e pode ser classificado como: cerâmica vermelha, materiais de revestimento, materiais refratários, louça sanitária, isolador elétrico de porcelana, louça de mesa, cerâmica artística, filtrocerâmico de água para uso doméstico, cerâmica técnica e isolante térmico. No Brasil existem todos estes segmentos, com maior ou menor grau de desenvolvimento e capacidade de produção

2. Processo de extração da matéria-prima

A produção de materiais cerâmicos demanda basicamente argila, as argilas são o resultado de um longo e lento processo de decomposição de rochas como os feldspatos, granitos ebasaltos, além de água e energia, ao longo de um processo com várias etapas que vão desde a extração de matéria-prima, com utilização de diesel, até a queima, com utilização de lenha ou gás.

Após a mineração, os materiais devem ser beneficiados, isto é, desagregados ou moídos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes também purificadas. Em seguida, constituído pelas etapasde: moagem, mistura e extrusão, as quais podem ser denominadas por pré-produto; secagem (natural e artificial); queima e resfriamento.

O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações. As matérias-primas sintéticas geralmente são fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.

3. Processo de fabricaçãoCada tipo de cerâmica requer um tipo específico de argila , portando , a necessidade da escolha correta do material como o teor correto de argila, a composição granulométrica, a profundidade da barreira, a umidade e outros diversos fatores que influenciam no resultado final do produto.

Conforme as exigências é feita a eliminação de impurezas, posteriormente feita a maceração aumentando assim aplasticidade para ser moldada depois seca ou cozida.

Raramente emprega-se apenas uma única matéria-prima. Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricação de produtos cerâmicos é a dosagem das matérias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulações de massas, previamente estabelecidas.

A maceração é feita para se obterem menores partículas, grãos finos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais de construção
  • materiais de construção
  • Materiais de construção
  • Materiais de construcao
  • materiais de construção
  • Materiais de COnstrução
  • Materiais de Construção
  • Materiais de Construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!