Materiais de alta condutividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais de alta condutividade
Os materiais condutores caracterizam-se por uma elevada condutividade elétrica. Possuem também grande capacidade de deformação, moldagem e condutividade térmica. Comexceção do mercúrio e dos eletrólitos, que são condutores líquidos, e do plasma (gás ionizado)que é gasoso, os materiais condutores são geralmente sólidos e, neste caso, incluem-se os metais, suasligas e não-metais como o carvão, carbono e grafite.
Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e de calor e, quando polidos, bons refletoresde luz. A maioria dos metais é forte, dúctil, maleável e, em geral, de alta densidade.

Materiais de elevada resistividade
 É uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica.Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica. A unidade SI da resistividade é o ohm metro (Ωm).
As ligas metálicas resistivas são utlizadascom três finalidade básicas:
* ligas para fins térmicos ou de aquecimento;
* ligas para fins de medição;
* ligas para fins de regulação.
Ligas de aquecimento:
Tais ligas precisam ter uma elevadaestabilidade térmica, tendo um bom comportamento corrosivo ou químico à temperatura local. Cada liga desse tipo possui uma temperatura máxima de serviço, que não pode ser ultrapassada, referida aoambiente de serviço, geralmente em contato com o ar. Essas ligas possuem, muitas vezes, a propriedade de recobrirem-se por fina película de óxido, a qual protege o restante do metal contra aação do ambiente. Tal película, porém, poderá romper-se se houver freqüentes aquecimentos e resfriamentos, ou seja, freqüentes ligações e desligamentos da rede elétrica, reduzindo assim a durabilidade docomponente. Na escolha dos componentes da liga, também podem ser de importância sua capacidade de dilatação e de irradiação. Deve-se ter dados exatos de variação da resistência entre a temperatura...
tracking img