Materiais da construcao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL








MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Cerâmica (Tijolos e Telhas)







ALEX BALESTRINI
CAROLINE BURTET
EDSON JEZIUR
GERSON….
MARINA FOLLMANN







Chapecó-SC, Out.2011.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO Engenharia Civil
PERÍODO 4º - (Quarto)
DISCIPLINA Tecnologia Materiais da Construção
ORIENTADOR DE CONTEÚDO Prof. MSc. Engenheiro Wellington Du Rocher






MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Cerâmica (Tijolos e Telhas)ALEX BALESTRINI
CAROLINE BURTET
EDSON JEZIUR
GERSON….
MARINA FOLLMANN





Chapecó-SC, Out. 2011

INTRODUÇÃO


Neste trabalho apresentaremos um conjunto de pesquisas a respeito dos materiais cerâmicos (tijolos e telhas), apresentando suas principais propriedades, aplicações, classificações e métodos de obtenção.HISTÓRICO

A fabricação cerâmica data do período neolítico, onde o homem pré-histórico já fazia cestas de vime com barro. Verificou-se mais tarde que poderia usar somente o barro. Posteriormente constatou que o calor fazia endurecer o barro, surgindo a cerâmica. No ano de 4.0 a.C.

DEFINIÇÃOCerâmicos são materiais inorgânicos e não-metálicos que consistem em compostos que são formados entre elementos metálicos e não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas ou são totalmente iônicas ou são predominantemente iônicas com alguma natureza covalente.

É um material obtido por moldagem, secagem e cozimento (ou queima) de argilas. Chama-se argila ao materialformado de minerais, como silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio, com certa porcentagem de álcalis e de alcalinos terrosos. Juntos a esses elementos encontram-se a sílica, a alumina, a mica, o ferro, o cálcio, o magnésio, matéria orgânica, etc, os quais tem a propriedade de formarem com a água, uma pasta que pode ser moldada, secada e endurecida sob a ação do calor. Essas misturas sãoresultantes da desagregação do feldspato.

As argilas são formadas por ações físicas e químicas, que degradam e decompõem as rochas. Encontram-se uma grande variedade de tipos de argilas devido ao transporte e sedimentação dos fragmentos das rochas:

– Caulinita: mais puras. Usadas para porcelana, refratários, cerâmica sanitária.

– Montmorilonita: pouco usada. Muito absorvente,misturadas às caolinitas para corrigir a plasticidade.

– Micáceas: tijolos.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

O revestimento cerâmico é um produto constituído de um “biscoito” poroso, coberto em uma face com vidrado que lhe dá o acabamento final. A outra face é a sua superfície de aderência, destinada ao assentamento, chamada de tadoz. As principais matérias-primas que entram na composiçãodo biscoito são: calcário, caulim, argila, filito, talco, feldspato e quartzo. Por suas propriedades, os materiais fornecem a plasticidade, a coesão e a resistência necessárias ao produto final. Os materiais são pesados em balanças para compor a mistura ideal da fórmula pré-estabelecida.

Os processos de fabricação se classificam como: via seca e via úmida.

- Via seca: as argilas e demaismatérias-primas são preparadas para a conformação por prensagem com sua umidade natural, isto é, aquela com que foram extraídas da jazida. O beneficiamento destes materiais envolve somente misturas e desagregações para em seguida serem prensados, praticamente sem beneficiamento.

- Via úmida: as argilas e demais matérias-primas são dosadas e com adição de água e são moídas. Esta mistura chama-se...
tracking img