Materiais constituintes do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Materiais constituintes do
ConcretoConcreto- O concreto é um material de construção constituído por uma mistura de aglomerante comum ou mais materiais inertes e água. Quando recém misturado, deve oferecer condições tais deplasticidade, que facilitem as operações de manuseio indispensáveis ao lançamento nas formas, adquirindo com o tempo, pelas reações que então se processarem entre aglomerados e água, coesão e resistência. Osmateriais componentes são: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água.

Cimento-O cimento é um aglomerante hidráulico que reage na presença da água e do ar, é composto de clinker e de adiçõesque distinguem os diversos tipos existentes, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas a cada um, o clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma misturadaqueles materiais, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente. Os constituintes fundamentais do cimento são a cal, a sílica, a alumina, o óxido de ferro, certa proporção de magnésia e umapequena porcentagem de anidrido sulfúrico.


Areia grossa- é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0, 063 a 2 mm.Forma-se àsuperfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito. É utilizada nas obras de engenhariacivil, em aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.Constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo tamanho varia, conforme a escala de Wentworth, maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.


Brita-é a rocha quebrada mecanicamente em fragmentos de...
tracking img