Materiais ceramicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais Cerâmicos


A palavra cerâmica vem do grego “ceramos”, que tem o mesmo significado. Originalmente o termo é aplicado às porcelanas e cerâmicas, mas recentemente este termo vem fazendo referência aos não metais, materiais inorgânicos incluindo produtos refratários, vidros e cimentos. Como resultado, as cerâmicas agora são definidas como não metais, materiais inorgânicos obtidosgeralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. O processo de obtenção segue o esquema:
• Material “cru”
• Mistura
• Moldagem
• Aquecimento
• Processo Secundário de Fabricação
• Produto
Classificações
Existem diversas formas de se classificar os materiais cerâmicos, devido à amplitude e heterogeneidade do setor. As formas de se classificar os materiais cerâmicos variam de acordocom o país, no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Cerâmica, resolveu dividir o setor cerâmico em subsetores ou segmentos em função de diversos fatores, como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização. Dessa forma, a seguinte classificação, em geral, é adotada.
Cerâmica Vermelha – compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos,blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo, porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.
Materiais de Revestimento (Placas Cerâmicas) – compreende aqueles materiais usados na construção civil para revestimento de paredes, piso e bancadas tais comoazulejos, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.
Cerâmica Branca – Este grupo é bastante diversificado, compreendendo materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca de massa, necessária por razões estéticas e/ou técnicas. Com o advento dos vidrados apacificados, muitos dos produtosenquadrados neste grupo passaram a serem fabricados, sem prejuízo das características para uma dada aplicação, com matérias-primas com certo grau de impurezas, responsáveis pela coloração. Dessa forma é mais adequado subdividir este grupo em: louça sanitária louça de mesa isoladora elétrica para alta e baixa tensão cerâmica artística (decorativa e utilitária) cerâmica técnica para fins diversos, tais como:químico, elétrico, térmico e mecânico.
Materiais Refratários – Este grupo compreende uma diversidade de produtos, que têm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condições específicas de processo e de operação dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforços mecânicos, ataques químicos, variações bruscas de temperatura e outras solicitações. Para suportar estas solicitaçõese em função da natureza das mesmas, foram desenvolvidos inúmeros tipos de produtos, a partir de diferentes matérias-primas ou mistura destas. Dessa forma, podemos classificar os produtos refratários quanto à matéria-prima ou componentes químico principais em: sílica, xílico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesianocromítico, cromático-magnesiano, carreto de silício, grafita, carbono, zircônia,zircônia, epitélio e outros.
Isolantes Térmicos – os produtos deste segmento podem ser classificados em: a) refratários isolantes que se enquadram no segmento de refratários, b) isolantes térmicos não refratários, compreendendo produtos como vermicula a expandida, sílica diatomácea, diatomito, silicato de cálcio, lã de vidro e lã de rocha, que são obtidos por processos distintos ao do item a) e quepodem ser utilizados, dependendo do tipo de produto até 1100 o e c) fibras ou lãs cerâmicas que apresentam características físicas semelhantes às citadas no item b), porém apresentam composições tais como sílica, sílica-alumina, alumina e zircônia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilização de 2000 o ou mais.
Fritas e Corantes – Estes dois produtos são importantes...
tracking img