Materiais cerâmicos para construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS CERÂMICOS APLICADOS A ENGENHARIA CIVIL

1 INTRODUÇÃO


O emprego de materiais cerâmicos em construções existe desde as primeiras civilizações. A história mostra a diversidade do uso desse material, que passou por diversas civilizações e foi trabalhado de inúmeras formas. A facilidade para a fabricação e a grande quantidade da matéria prima tornaram a cerâmica indispensável àhumanidade desde o início dos tempos. Petrucci (1975, p.1) relata que:

[...] a própria Bíblia registra o uso de tijolos na construção da Torre de Babel. No livro do Gênesis, capítulo 11, versículos de 2 a 4, lê-se: ‘E disseram uns aos outros ‘Vamos, façamos tijolos e cozamo-las ao fogo’, serviram-se de tijolos em vez de pedra e de betume em lugar de argamassa. Depois disseram ‘Vamos, façamos para nósuma cidade e uma torra cujo cimo atinja os céus’. (PETRUCCI 1975, p.1).

Na história da cerâmica há espaço, ainda, para destacar a porcelana chinesa que data do século VII e a louça branca da Inglaterra do século XVIII. De acordo com Bauer (1979), a partir daí houve grande desenvolvimento dessa indústria, baseada na tecnologia moderna e em estudos de laboratórios especializados na França,Grã-bretanha, Alemanha, e em Institutos de Pesquisas Cerâmicas da Pensilvânia, Alfredo e Ohio.

Mesmo com as variadas opções de materiais disponíveis no mercado, as características de resistência mecânica, conforto, estética, durabilidade e custo geralmente menor, fazem o material cerâmico importante e, ainda, muito utilizado na construção civil.






2 CONCEITO

Os materiais cerâmicos sãoaqueles compostos em grande parte de argila e muito utilizados na construção civil. São polifásicos, com elementos metálicos e não metálicos. As várias fases possibilitam combinações de átomos metálicos e não metálicos, formando muitos arranjos estruturais. Com isso é possível a obtenção de materiais cerâmicos para uma vasta aplicação na engenharia.

A grande diversidade de argilas possibilitaa obtenção de produtos cerâmicos com características variadas. Esses variam de materiais rústicos à materiais finos, permeáveis à impermeáveis, frágeis ao fogo à materiais de alta resistência, isolantes elétricos à supercondutores. Esse último foi uma das maiores inovações tecnológicas do último século.

Os materiais cerâmicos apresentam algumas propriedades como a baixa condutividade elétrica,alta resistência ao cisalhamento e baixa resistência à tração e, conseqüentemente, não apresentam fratura dúctil. São características desses materiais, também, não apresentar ductilidade, podem ter alta resistência à compressão (desde que não se tenham poros presentes) e têm possibilidade de apresentar um elevado limite de resistência.

Geralmente, são resistentes a altas temperaturas e aambientes severos. Com relação às características ópticas, esses materiais podem ser transparentes, translúcidos ou opacos. Os principais materiais cerâmicos são: tijolos, telhas, vidros, concretos, abrasivos, vidrados para porcelana, isolantes elétricos, etc.


3 ARGILA

Os materiais cerâmicos são obtidos a partir da secagem e cozedura da argila, que é a principal matéria-prima empregada nafabricação da cerâmica. Segundo Bauer (1979, p. 388), as argilas:

[...] são materiais terrosos naturais que, quando misturados com água, adquirem a propriedade de apresentar alta plasticidade. Durante muito tempo se conceituou que argilas eram substâncias originárias da caulinita (Al2O3 2SiO2 2H2O), e o resto era impureza amorfa. Hoje se sabe que as argilas são constituídas essencialmente departículas cristalinas extremamente pequenas, formadas por um número restrito de substâncias. Essas substâncias são chamadas argilo-minerais. Uma argila pode ter um ou mais argilo-minerais. De acordo com a ABNT, as argilas são compostas de partículas coloidais de diâmetro inferior a 0,005 mm, com alta plasticidade quando úmidas e que, quando secas, formam torrões dificilmente desagregáveis pela...
tracking img