Materiais betuminosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Os materiais betuminosos têm grande aplicabilidade na engenharia, com uso em pavimentação rodoviária, pintura industrial para proteção, isolamento elétrico e impermeabilização. Alguns dos exemplos destes materiais são: o asfalto, os alcatrões, os óleos graxos, entre outros, todos compostos basicamente de betume.

A seguir será apresentado uma breve caracterização dos principaismateriais betuminosos, tal como suas principais aplicações.
SUMÁRIO


1. DEFINIÇÃO (MATERIAIS BETUMINOSOS) 1


2. CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS BETUMINOSOS 2


3. PROPRIEDADES BÁSICAS 4


4. MATERIAIS BETUMINOSOS UTILIZADOS EM PAVIMENTAÇÃO 6


4.1 CIMENTOS ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO (CAPS) 6


4.2 ASFALTO DILUÍDO 7


4.3 EMULSÃO ASFALTICA (EMA) 9


5. CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EPRINCÍPIOS BÁSICOS 15


6. CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES 17


7. PRÁTICAS URBANÍSTICAS SUSTENTÁVEIS 20


7.1 EXEMPLOS PRÁTICOS 22


7.1.1 BANK OF AMERICA TOWER 22


7.1.2 PROJETO VILA VIVA – AGLOMERADO DA SERRA – BELO HORIZONTE 25


8. CONCLUSÃO 26


9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28






DEFINIÇÃO (MATERIAIS BETUMINOSOS)


Os materiais betuminosos têm grandeaplicabilidade na engenharia, com uso em pavimentação rodoviária, pintura industrial para proteção, isolamento elétrico e impermeabilização. Alguns dos exemplos destes materiais são o asfalto, os alcatrões, os óleos graxos, entre outros, todos compostos basicamente de betume.

Entende-se por betume um aglomerante orgânico, de consistência sólida, líquida ou gasosa, obtido por processo industrial(resíduo da destilação do petróleo) ou na própria natureza, completamente solúvel em bissulfeto de carbono (CS2), e apresentando polímeros de variada composição química (CH4 – gás metana – combustível para aquecimento; C8H8 – líquido octana – gasolina - combustível para motores; C100 – sólido – asfaltos para pavimentação e impermeabilização).

As características básicas mais importantes acerca dosbetumes estão as seguir listadas:

• Ao contrário dos aglomerantes minerais da construção civil (cimento Portland, gesso, cal), são adesivos que dispensam o uso da água;
• São materiais termoplásticos, isto é, amolecem quando aquecidos, sendo então moldados e resfriados sem perda das propriedades, podendo passar novamente pelo mesmo processo. Além disso, não possuem ponto de fusão(temperatura de perda da estrutura cristalina) definido, amolecendo em temperaturas variadas. No caso dos materiais termofixos, ao contrário, a moldagem ocorre por reação química irreversível, tornando-o duro e quebradiço, não permitindo ser novamente moldado;
• Repelem a água, ou seja, são materiais hidrófugos;
• São inócuos, isto é, não reagem quimicamente com cargas ou agregados mineraiseventualmente adicionados para efeito de enchimento;
• Por serem inócuos e termoplásticos podem ser reciclados, o que lhes proporciona um grande número de reutilizações;
• Apresentam ductilidade muito influenciada pela exposição ao calor e luz solar.


CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS BETUMINOSOS


Os materiais betuminosos podem ser classificados em dois grandes grupos: os asfaltos oucimentos asfálticos, e os alcatrões, de acordo com a sua forma de obtenção.

Acerca dos asfaltos, ou cimentos asfálticos, de acordo com a NBR 7208 entende-se asfalto como o material sólido ou semi sólido, de cor preta ou pardo escura, que ocorre na natureza ou é obtido pela destilação do petróleo, e cujo constituinte predominante é o betume. Assim, os asfaltos são misturas de betumes com solos dediferentes origens (argilas, siltes, areias, impurezas orgânicas, etc.).

Caso o asfalto seja encontrado naturalmente no solo é classificado como nativo (CAN – cimento asfáltico natural), e caso obtido pela destilação do petróleo é classificado como asfalto de petróleo, ou pirogenado (CAP – cimento asfáltico de petróleo).

Os CAP utilizados atualmente em impermeabilização apresentam dureza...
tracking img