MATERIAIS AMORFOS E CRISTALINOS

597 palavras 3 páginas
sólidos

AMORFOS &
CRISTALINOS
Palavras-chave:
Química de Materiais, Estrutura dos sólidos,
Sólido Cristalino, Sólido Amorfo

Bruna Taysa Franco de Andrade
Química Tecnológica
Prof. Fernando Carvalho Neto
UNIVERSIDADE POSITIVO | 2014

Toda matéria é composta por pequenas partículas e, dependendo do grau de interação e agregação entre elas, pode-se dizer que essa é encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Seu volume, forma e densidade podem variar com a temperatura, logo os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram. Sendo assim, dizemos que no:
ESTADO GASOSO: A movimentação das partículas se dá de forma mais intensa se comparada com os estados: sólido e líquido. Quando variada a pressão exercida sobre o gás, seu volume pode aumentar ou diminuir, sofrendo compressões ou expansões.
ESTADO LÍQUIDO: Nesse estado, as partículas estão mais agrupadas do que no estado gasoso. Os fluídos possuem forma variada (adquirindo o formato do recipiente que os contém) mas volume constante.
ESTADO SÓLIDO: As moléculas da matéria nesse estado estão muito próximas, possuindo uma forma fixa não passível de expansão ou compressão. Possuem forma e volume definidos, são densos, apresentam baixa compressibilidade e também baixa difusão em líquidos, e isso porque os átomos sólidos são formados por moléculas, íons ou átomos que se encontram em posições totalmente definidas.
Ainda em relação aos sólidos, se analisarmos sua distribuição espacial (das moléculas, íons ou átomos), podemos classificá-los em:
Cristalinos ou
Amorfos.

SÓLIDOS CRISTALINOS
Os sólidos que recebem essa denominação caracterizam-se por possuírem uma
“estrutura ordenada como consequência de arranjos regulares de átomos que estão dispostos em posições fixas no espaço”. Nos materiais cristalinos, as partículas constituintes
(moléculas, átomos, íons) estão arranjadas de forma periódica em três dimensões. As posições se repetem apara grandes distâncias

Relacionados

  • Italo Calvino - Seis Propostas Para o Próximo Milênio
    34945 palavras | 140 páginas
  • Bíblia de Jerusalém
    789033 palavras | 3157 páginas