Materiais alternativos na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4392 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho mostrará como a questão da sustentabilidade é abordada na aérea da engenharia civil, sendo um tema que está em constante discussão, pois ao mesmo tempo em que gera benefícios para o meio ambiente, é algo diferente, inovador, causando receio nas pessoas de saírem do que lhes é seguro.
Junto a isso será abordado o uso de alguns materiais alternativos em construções,que podem substituir os materiais convencionais, citando suas vantagens, desvantagens e focando na utilização do bambu.
A pesquisa falará também da utilização dos materiais ecologicamente corretos em Sinop, se são realmente usados ou se ainda há uma deficiência neste setor, e por quê.


2. JUSTIFICATIVA

A sustentabilidade, o ecologicamente correto é algo que está em constante discussãoem todas as áreas, na engenharia civil não é diferente, a procura por materiais alternativos é algo que se tornou muito importante, principalmente porque o setor da construção civil é um dos que mais gera lixo, especialmente entulho, que muitas vezes não são descartados adequadamente. Para solucionar esse problema, existe uma série de materiais sustentáveis, ou até mesmo reciclados que podemsubstituir os convencionais, sendo muito mais baratos e menos poluidores. Em Sinop, este tema deveria ser mais abordado, precisa-se de investimentos para a realização de pesquisas a cerca dos materiais alternativos, pois é uma área que tem apresentado um grande crescimento.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais os principais materiais alternativos que podem ser utilizados em construções em Sinop?4. HIPÓTESES

* Tijolos de entulho, tijolos adobe, fardos de palha, telhado verde, madeira manufaturada, madeira certificada, pedra, bambu, sacos de terra.

5. OBJETIVOS

Objetivo Geral
Fazer um estudo sobre alguns materiais alternativos e como podem ser usados nas construções.

Objetivos específicos
Pesquisar se há o uso de materiais alternativos em Sinop, que visem asustentabilidade, e reduza os custos nas construções. Fazer um levantamento sobre os materiais sustentáveis existentes, e os mais utilizados. Mostrar como a sustentabilidade é abordada atualmente.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com o texto redigido por Brunacci e Philippi Jr., 2005, o desenvolvimento sustentável é aquele que visa a utilização dos recursos naturais racionalmente, de modo apreservá-los para as gerações futuras; busca conciliar a necessidade de explorar tais recursos com o cuidado de não esgotá-los, já que em uma sociedade onde a geração de riquezas é de suma importância, não exaurir as fontes naturais significa não acabar com a fonte de lucro. A tentativa de alcançar um desenvolvimento sustentável pode ser, portanto, colocada como “um grau sofisticado decapitalismo”.
Segundo a arquiteta Jealva Fonseca, nos últimos anos uma revolução verde chegou à indústria da construção civil. Para um projeto receber a credencial de empreendimento sustentável, ele precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Neste sentido, pode-se dizer que o projeto ecologicamente correto está no uso racional de todos os recursos queo meio ambiente proporciona, minimizando os impactos ecológicos negativos e potencializando os positivos sobre todas as etapas (projeto, obra, entrega e manutenção). Ao tempo em que ele precisa ser economicamente viável, trazendo o justo retorno a seus acionistas e investidores no curto, médio e longo prazos.
Quanto ao projeto ser socialmente justo e culturalmente aceito, ele precisa manter orespeito com a comunidade local bem como a disseminação do conhecimento adquirido e aplicado ao projeto, contribuindo para o crescimento de todas as pessoas envolvidas.
Para avaliar o nível de sustentabilidade de uma construção, em todo o mundo foram criados diversos modelos de certificação. No Brasil são utilizados os modelos AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e LEED (Leadership in Energy and...
tracking img