Materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Materia


Logística e Operação de Produção




EVOLUÇÃO HISTORICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO





Função Produção: Entidade como um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, que acompanha o homem desde a sua origem.


Produção Organizada: surgimento dos primeiros artesões. O s artesões estabeleciam prazos de entrega,conseqüentemente classificando prioridades, atendiam especificações pré-fixadas e determinava preços para suas encomendas.


Revolução Industrial: Decadência da produção artesanal. Com a descoberta da maquina a vapor, tem inicio a substituição da força humana, pela maquina. Essa verdadeira revolução na maneira como os produtos eram fabricados trouxe consigo algumas exigências, como a padronizaçãodos produtos e seu processo de fabricação.


Padronização de componentes: hoje em dia a padronização parece óbvia, mas na época, por volta de 1790, foi uma grande evolução. Esta maneira padronizada ocorreu na fabricação de mosquetões, fazendo uma grande vantagem operacional ao exercito.


Projeto de produção: teve inicio o registro por desenhos, croquis, dos produtos e dos processos e deinstalações dos equipamentos.


No fim do século XIX, surgiram nos EUA os trabalhos de Frederick W. Taylor, considerado o pai da Administração. Cientifica. Com os trabalhadores dele surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de obter maior produtividade com o menor custo possível. Essaprocura ainda hoje é tema central em todas as empresas, mudando-se apenas técnicas utilizadas. A análise da relação “output” ou, uma medida quantitativa do que foi produzido como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos ou serviços finais. E o “input” ou, uma medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor das matérias primas, mão de obra, energia elétrica,capital, instalações prediais e outros. Permite-nos quantificar a produtividade o grande indicador do sucesso ou fracasso das empresas.


Produtividade= Medida do output


Medida do input


Processo de Transformação


Input> Processo> Output








Data: 10/02/2011


Produtividade= Medida do Output


Medida do InputProblema 1: Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de redução de tensão de 11.000 volts para 110 volts recebe a energia de 850 kWh e envia 830 kWh?


830= Input


850= Output


830/850= 0, 9765x100= 97,65%


Problema 2: Qual a eficiência econômica de uma empresa que incorreu em custos de R$ 150.000,00 para gerar uma receita de R$ 176.000,00?176.000.00= Input


150.000.00= Output


176/150= 1, 173x100= 117,3%


O conceito de produção em massa e as técnicas produtivas dele decorrentes predominaram nas fábricas até meados da década de 1960, quando surgiram novas técnicas produtivas, caracterizando a denominada Produção Enxutas. A produção enxuta introduziu entre outros os seguintes conceitos:


JUST- IN- TIME (JIT): Processo quegerencia a produção, objetivando o maior volume possível de produção usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques indeterminados, recursos humanos, no exato momento em que são requeridos tanto pela linha de produção quanto pelo cliente. É necessário controle rígido para que o abastecimento aconteça exatamente quando solicitado, com qualidade, evitando-se gerar estoques em excesso,escassez ou desperdício do produto.


Engenharia Simultânea: Conceito que se refere à participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto os clientes como os fornecedores são também envolvidos, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.


Tecnologia de Grupo: Uma filosofia de engenharia e manutenção que...
tracking img