Matematiica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho visa demonstrar as formas teóricas e praticas da teoria de contabilidade, trazendo todos os ensinamentos necessários para um futuro contador adquirir qualidades diferenciadas dos demais, e acima de tudo a lealdade aos ensinamentos que somente um contador poderá lhe ser confiada.























Podemos afirmar que a noção de conta e,portanto, de contabilidade, é tão antiga quanto o homem que pensa, ou, melhor dizendo, que conta. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 20.000 anos a. C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavapraticando uma forma rudimentar de contabilidade, ou seja, efetuando o controle do patrimônio. Na invenção da escrita, a representação dos números normalmente tem sido uma precedência histórica. Logo, é possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilidade, seguramente alguns milênios antes de Cristo, entre a civilização sumericobabilonense. Mas é possível que algumas formasrudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, como procuramos mostrar, partindo de pré- história até o surgimento das escolas europeia e americana.
É claro que a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros, porém,obviamente, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.
Achados históricos, de cerca de 20.000 anos A.C evidenciam, através de sulcos feitos em ossos de animais e em paredes de cavernas, desde que o homem se preocupou com o amanhã, preocupou-se também em fazer as contas.
Na era denominada Neolítica os registros encontrados (já não tão primitivos) apontam avançossignificativos da civilização, com construções de casas, produção de objetivos de cerâmica, divisão do trabalho e, principalmente, a ideia de propriedade de seus bens.
O Egito, o grande reino do mundo antigo, principalmente pela sua excelente localização geográfico, deixou-nos como herança preciosa o registro em livros contábeis, haja vista que nesse período tal civilização utilizava o papiro emsubstituição aos antigos registros grafados em argila ou cerâmica. Os egípcios proveram extraordinária evolução na matemática, artes, cultura, estruturas administrativas e sistemas de armazenagem, devido à periodicidade de cheias do rio Nilo.
As civilizações que se desenvolveram na Mesopotâmia (5.000 e 3.200 a.C. região da Ásia, entre os rios Eufrates e Tigre) trouxeram extraordinário avanço emdiversas áreas do conhecimento humano, entre eles destacamos o sistema decimal, o calendário, os mecanismos para avaliação de pesos e medidas, a instituição de títulos de crédito, o esboço inicial do atual alfabeto e a criação de um sistema de escrita denominada cuneiforme, que consistia na substituição dos antigos desenhos por símbolos (ideografia) sulcados por estiletes de madeira em planilhas deargila. Estas plaquinhas, ordenadas e resumidas, ensejaram o registro em peças ou pranchas maiores, dando origem ao Diário.
Embora não se tenham muitos registros dos avanços ocorridos em Creta 3.400 a 500 a. C. (devido a terremotos, erupções, sigilo de informações e outros fatores), esta civilização nos deixou como legado a utilização de tábuas de mármores, onde eram expressos os balanços, os quais,lidos em praça pública, davam a transparência dos fatos. O fato mais importante foi a ligação de intercâmbio com a Grécia e demais civilizações.
Na história antiga, a Grécia 400 a 322 A.C foi um Estado que se destacou entre os demais, principalmente pela genialidade de seus filósofos, artes e toda a cultura desenvolvida por aquele povo, mas na contabilidade pouca coisa nos deixou registrada....
tracking img