Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio dacomputação em grade. [1]
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendonecessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3]
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos eprogramas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a "grande nuvem" de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

Termos que entram e saem de moda são rotineiros no mundo da tecnologia. Muito possivelmentevocê já ouviu falar em Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, mas não sabe muito bem o que significa. O conceito, apesar de simples, tem provocado revoluções. Trata-se de uma representação gráfica (nuvem) para uma estrutura formada por servidores, firewall, Hub e estações.
Se você ainda não entendeu, imagine o Google Docs, por exemplo, onde todos os seus arquivos ficam hospedados na própriarede, sem que você precise fazer downloads de programas para poder acessá-los. Planilhas e documentos ficam armazenados "fora" do seu computador, na nuvem, permitindo que você os utilize de qualquer máquina.
 
O conceito tem se tornado cada vez mais popular devido à popularização da banda larga. Hoje, entre um computador com 1 tera e uma banda larga de 16 megas, a maioria dos consumidores detecnologia fica com a segunda opção. Cada vez mais empresas tornam virtuais seus aplicativos e a maioria dos sites da web 2.0 também usa soluções que não precisam salvar nada no computador do usuário. Muito atraente para quem pretende usar os mesmos arquivos sincronizados em aparelhos diferentes.
 
Além de se libertar dos softwares no computador, sincronizar com a nuvem de dados traz a vantagem daindependência também em relação ao chip do celular. Foi roubado? Esqueceu de guardar tudo quando trocou de celular? Tudo bem. Os contatos estão todos salvos na internet, esperando por um novo aparelho a ser sincronizado.
 
Nuvem revolucionária
 
O conceito da nuvem, além de empolgar os geeks do mundo todo, tem causado revoluções no mercado tecnológico. Além de impulsionar a venda dos smartphones,outro aparelho que figura entre a lista dos mais desejados é o netbook, computador mais barato do mercado. Sem a necessidade de máquinas potentes para armazenas arquivos, os minilaptops são a aposta de grandes marcas como Dell, HP, Asus, entre outras.
 
Ultraportáteis, com baixo consumo de energia, mais baratos e focados no acesso à rede, os netbooks explodiram no ano passado junto com a ondado cloud computer. Já que todos os arquivos podem ficar armazenados na web, tudo o que se precisa para acessá-los é uma boa conexão ? papel que os minilaptops cumprem com exatidão.
 
Abaixo, alguns exemplos e aplicativos para se beneficiar da nova onda:
 
FILMES NA NUVEM - Os estúdios têm procurado formas de tornar o download pago mais atraente. Uma das mais viáveis hoje envolve a cloudcomputing. A idéia é que cada pessoa possa manter uma biblioteca online com todos os seus filmes baixados legalmente, podendo assisti-los quando e onde quisessem.
 
GOOGLE DOCS - Pacote de aplicativos do Google que funciona totalmente online, diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o Microsoft Office e o OpenOffice.org, e possuem um processador de texto, um editor de apresentações...
tracking img