Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ




















MATEMÁTICA FINANCEIRA
































PROFESSOR: MARCO ANTÔNIO SANTORO BARA


ALUNO:__________________________________________________________________




Nota sobre o autor [pic]






Marco Antônio Santoro Bara éBacharel em Administração de Empresas pela FESP (Fundação de Estudos Sociais do PR) é Licenciado em Matemática pela UFPR (Universidade Federal do PR) é pós-graduado em Matemática Superior pela FUSVE-RJ e é mestre em Administração na área de Finanças pela UFRGS. Recentemente certificou-se junto a CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY em parceria com a UNINDUS (Universidade da Indústria da FIEP) no curso deInvestigação Apreciativa (I.A.), metodologia utilizada no Fórum Paraná Futuro 10.


É professor universitário das disciplinas: Matemática Financeira, Cálculo Diferencial e Integral, Lógica Matemática na FESP (Fundação de Estudos Sociais do PR); leciona ainda: Geometria Analítica, Matemática Financeira na Escola Técnica da UFPR (Universidade Federal do PR) nos cursos presenciais elecionou ainda em parceria com o ITDE a disciplina de estatística no módulo à distância; lecionou por mais de 10 anos: Matemática Financeira, Pesquisa Operacional no UNICENP (Centro Universitário Positivo).


Além da experiência em sala de aula como professor, atuou também na indústria, durante 5 anos na Nestlé Industrial e Comercial na área Administrativa – Financeira.Dedico este material didático aos meus filhos Ana Paula e Rodrigo Augusto.
[pic]








1 – INTRODUÇÃO


Os alunos do Curso de Ciências Contábeis têm na grade curricular do curso, a matéria de Matemática Financeira como disciplina de formação básica e instrumental, necessária à formação do executivo em contabilidade. Pretende-se, durante o semestre, demonstraronde, quando e como essa matéria influencia nas atividades do contador, sobretudo quando do exercício das funções de negócios internacionais na área financeira.




2 – CONTEXTUALIZAÇÃO

O presente documento descreve ações/estudos que deverão ocorrer ao longo do semestre, e definem as tarefas a serem desenvolvidas pelo professor e pelos alunos, bem como a metodologia a sertrabalhada, as medidas de aprendizagem a serem adotadas, os instrumentos de avaliação a serem aplicados.
Ainda, o resumo do conteúdo programático que se propõe trabalhar no corrente ano e as referências de obras necessárias para consultas.


3 – OBJETIVOS

3.1 – DA DISCIPLINA

- PROPICIAR aos futuros contadores conhecimentos básicos de Matemática Financeira.
- DESENVOLVER a capacidade doaluno de utilizar o conhecimento Matemático Financeiro para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa.
- PERCEBER a Matemática Financeira como parte do ambiente organizacional e, portanto, como fator de ameaças e oportunidades.

3.2 – DO PROFESSOR

- APRESENTAR noções claras e objetivas dos conceitos básicos fundamentaisrelacionados com a Matemática Financeira.
- EXPLICITAR o papel do docente na mediação entre o aluno e o conhecimento.
- PARTICIPAR na construção da autonomia intelectual do aluno.
- VALORIZAR a docência como prática criativa, crítica, reflexiva, ética e intelectual que constitui a relação docente-aluno.

3.3 – DO ALUNO

O aluno, ao final dos assuntos tratados, deverá estar apto a- INTERPRETAR os principais conceitos básicos da Matemática Financeira.
- CONHECER noções essenciais de Aplicações da Matemática Financeira, sobretudo, para a área contábil.
- COMPREENDER a importância do conhecimento dos vários conteúdos estudados relacionando-os com as atividades a serem desempenhadas no contexto de uma empresa, sobretudo na área de Administração Financeira....
tracking img