Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo mostrar a realidade vivenciada no âmbito escolar no Estágio Supervisionado III, desenvolvido na Escola Estadual Santa Lúzia, o qual nos colocou frente à realidade que muitas vezes está escondida na teoria, e que nos fez observar a deficiência que os alunos têm para com o ensino aprendizagem nas series iniciais.
O Estágio CurricularSupervisionado consiste em um trabalho obrigatório de campo, no qual são exercidas de forma orientada, onde a teoria e a prática são fundamentais para ajustar os conhecimentos que o aluno está adquirindo.
Neste trabalho estão alguns dados coletados no estágio o diagnóstico até a problemática encontrada, onde ficou claro a necessidade de se trabalhar a Importância do Jogo na disciplinaMatemática nas series iniciais. Neste período de prática podemos observar a importância que o estágio nos traz, é o momento que o aluno tem para saber se é realmente a carreira que quer exercer, pois ao tomar essa decisão ele está comprometido com o futuro do nosso país “as crianças”, crianças essas que muitas vezes são esquecidas dentro da sala de aula pelo professor por ter certa dificuldade e sãoempurradas de uma serie para outra sem ter o conhecimento adequado e apropriado para dar procedência às próximas series. O aluno futuro professor no momento da prática deve ter essa visão dentro da sala de aula para que ele não seja igual e sim seja a diferença para a educação.
Por tanto esse material é o resultado de nossa vivência em sala de aula como estagiárias de licenciatura em pedagogia,comprometidas com a educação e foi com esse comprometimento que tentamos reunir os ensinamentos adquiridos em sala de aula (teoria e prática) para podermos compreender os fundamentos que rodeiam as Series Inicial.











CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

O Estágio Supervisionado III foi realizado no Segundo semestre de 2012, tendo carga horária de 30 horas em uma instituição deEnsino Fundamental (series iniciais) da rede estadual de ensino.
A Escola Estadual Santa Luzia tem como entidade mantenedora a Secretária de Estado da Educação do Amazonas sob decreto nº 5521 de 27-02-1981 e o mesmo possui prédio próprio e está localizado à Rua Ramos Ferreira, nº 1925, Praça 14 de Janeiro. Sua modalidade de ensino funciona no turno matutino e vespertino com os primeirosanos das series iniciais do ensino fundamental e atende 490 alunos distribuídos em quatro turmas de ensino fundamental.
A escola trabalha com uma proposta que sustenta uma concepção de aluno em quanto sujeito único, como ritmo, estilo, forma, capacidade e habilidades diferenciadas, capaz de “aprender a aprender”, de desenvolver sua auto-estima, se motivando e se afetando de emoçõespositivas. A escola também tem como missão formar um cidadão crítico, pensante, participativo, honesto e competente, capaz de expressar atitudes inovadoras que contribuam na melhoria da sociedade na qual está inserida.

ASPECTOS FÍSICOS

Com base no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, a estrutura física funciona com uma sala da direção que funciona também como secretária e sala dosprofessores, seis salas de aula climatizadas, dois depósitos um para merenda escolar e outro para material pedagógico e de expediente, uma sala onde funciona a TV escola, mas é utilizada também como sala de leitura e de informática, uma pequena cozinha onde se faz a merenda escolar, cinco banheiros sendo dois para os alunos; dois para o corpo docente e um para os funcionários, tem um pequeno pátiomisto que serve para recreação e outras atividades extraclasse. Possui ainda um notebook, DVD, data show, televisão com finalidade de dinamizar e complementar as aulas para torná-las mais prazerosas.
A estrutura da escola apesar de ser construída acima do nível da rua e não ter rampa de acesso para crianças portadoras de necessidades especiais é bem conservada, mas ainda possuem algumas...
tracking img