Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA ATIVIDADE 2
Apresentação da atividade: Evolução da Ética e do Comportamento Moral
Esta atividade propõe uma leitura atenciosa e o destaque de alguns aspectos da visão do autor sobre a evolução do conceito de ética.

[pic]1º Passo:
Leia o texto a seguir.
Os códigos de ética compreendem normas de conduta. Há o código de ética dos médicos, da propaganda, dosmilitares, dos políticos, de um partido político, dos jornalistas, de um grupo social, de uma corrente filosófica ou doutrinária (como a ética do capitalismo) ou até mesmo de uma pessoa. Os códigos de conduta são explícitos, como os juramentos que os médicos fazem, ou implícitos, como a obrigação de oferecer socorro a quem está em dificuldades.
CRIAÇÃO DE SISTEMA DE VALORES: Os valores formama base dos códigos de ética. Os valores que orientam o comportamento ético, e que permitem classificar os comportamentos dentro de qualquer escala de desenvolvimento moral, foram e continuam sendo propostos por filósofos e diversos tipos de líderes: Confúcio, Buda, Moisés, Jesus Cristo, Sócrates, Platão e Aristóteles, entre muitos outros. Essas pessoas manifestam opiniões a respeito de como asociedade deveria ser, e o fazem de maneira a influenciar as convicções alheias. Religiões, ideologias, crenças e doutrinas políticas e econômicas nasceram dessa forma. Outras normas de conduta ética nascem dos usos e costumes, do processo social de julgar comportamentos e considerá-los certos ou errados, e de distinguir o vício da virtude pelos sentimentos de reprovação ou aprovação que inspiram.Muitas pessoas, desde a Antigüidade, têm participado da construção de sistemas de valores. A seguir, serão consideradas três delas: Confúcio, Aristóteles e Kant.
CONFÚCIO: A maneira oriental de administrar e fazer negócios, certamente, é influenciada pela doutrina de Confúcio (551-479 a.C.). Na época da vida de Confúcio, a China estava dividida em estados feudais, queguerreavam entre si continuamente. Confúcio desenvolveu um conceito de renascimento moral e social. Se colocada em prática, essa idéia estabeleceria a utopia do Estado como um bem público e criaria as condições para a paz entre os homens.
* O princípio mais elevado do Confucionismo é a norma da reciprocidade. A conduta virtuosa consiste em tratar os outros como cada um gostaria de sertratado. Em muitas culturas, existem princípios semelhantes a essa norma, também chamada Regra de Ouro, que tem duas versões: (a) tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles e (b) não façais aos outros o que não quereis que vos façam.
* Para Confúcio, a conduta virtuosa, em relação a si próprio, consiste em buscar desenvolver habilidades, adquirir educação,trabalhar duro, não gastar mais dinheiro que o necessário e cultivar a paciência e a perseverança. O consumo desenfreado é condenável, assim como perder a calma. A moderação é valorizada em tudo.
ARISTÓTELES: A ética no Ocidente tem suas raízes nas idéias de Aristóteles (384-322 a.C.). Embora defendesse uma sociedade baseada na detestável instituição da escravidão, Aristóteles criou umaética que diz respeito à virtude e ao bem-estar das pessoas.
Sua ética é definida em termos dos "fins do ser humano". Os fins das pessoas são não apenas seus objetivos de curto prazo e seus projetos de vida. As pessoas têm um fim intrínseco último, que é a felicidade. A razão e a virtude são os meios para alcançar a felicidade, que é uma propriedade da alma.
Afelicidade não resulta do prazer, nem da fortuna, nem do poder. A felicidade é a vida da atividade virtuosa de acordo com a razão. Uma vida direita é uma vida ativa, cheia de amigos, de participação na comunidade e ocupada com a atividade filosófica da contemplação.
Virtude é a tradução de aretê, palavra que também significa excelência. As virtudes podem e devem ser ensinadas. Há duas...
tracking img