Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Não se trata de exagero afirmar que a Matemática é a disciplina que mais reprova alunos. A busca de novas metodologias tornou-se preocupação constante de todos os envolvidos com o ensino, por isso vem a necessidade de adequar a matemática a uma nova realidade do aluno. Pesquisas apontam que a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática, pois acredita-se quea contextualização do conteúdo leva o aluno ao significado do conhecimento matemático. Segundo PAIS (1999, p. 29 - 30),
“O aluno deve ser sempre estimulado a realizar um trabalho na direção de uma iniciação à ‘investigação cientifica’... . Aprender a valorizar sempre o espírito de investigação. Esse é um dos objetivos maiores da educação matemática, ou seja, despertar no alunoo habito permanente de fazer uso de seu raciocínio e de cultivar o gosto pela resolução de problemas. Não se trata evidentemente de problemas que exigem o simples exercício da repetição e do automatismo. É preciso sempre buscar problemas que permitam mais de uma solução, que valorizem a criatividade e admitam estratégias pessoais. Essa valorização didática do problema fundamenta-se na crença deque seja possível, mesmo através de uma modesta solução, o aluno a sentir uma verdadeira motivação pela busca do conhecimento. O trabalho com a resolução de problemas redefine assim os valores educacionais da educação matemática. O desenvolvimento dessas habilidades possibilita ao aluno um desempenho que certamente o capacita a melhor enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”.

Encontram-seexpressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) as orientações para que a resolução de problemas seja o eixo organizador do processo de ensino-aprendizagem da matemática. Segundo os PCN’s, os meios de aplicação desse principio pode se resumir em: ser o ponto de partida das atividades e não a sua definição; não ser considerado uma aplicação mecânica de uma formula de processo; sertrabalhado de modo a exigir transferências e generalizações e, por fim, proporcionar um contexto em que se podem aprender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.
Para que se obtenha êxito na aplicação dessas recomendações, é preciso que a resolução de problemas não seja entendida como fixação dos algoritmos das operações aritméticas, mas que requeira do estudante a formulação de questõespor meio de situações que se revelem motivadoras e desafiadoras, mas que estejam dentro de suas possibilidades.
Segundo Polya (1995), as questões do cotidiano sugerem problemas matemáticos simples, cujas resoluções são atividades matemáticas próximas do pensamento do dia-a-dia.
Na medida do possível, os problemas devem oferecer situações relacionadas ao cotidiano do aluno, criando assim apossibilidade que sejam representados por meio de situações concretas antes de serem sistematizados por meio de operações.
No decorrer deste trabalho, apresentaremos a importância de se trabalhar matemática por meio de resolução de problemas e seu desenvolvimento desde a antiguidade. Além disso, iremos mostrar as etapas propostas por Polya para a resolução de problemas: compreensão, elaboração deum plano, execução do plano e verificação do resultado, como também a resolução de problemas que nos foram propostos e sugestões de novos problemas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A resolução de problemas é hoje muito estudada e pesquisada por educadores matemáticos devido à sua grande importância do ensino da Matemática. Embora seja valorizado em sala de aula, tem sido ao longo dos anos um dostópicos mais difíceis de serem trabalhados.
Problemas de matemática têm ocupado um lugar central no currículo de matemática escolar desde a Antiguidade. Registros de problemas são encontrados na história antiga egípcia, chinesa e grega, e são, ainda, encontrados em livros-texto dos séculos XIX e XX. Até pouco tempo atrás, ensinar e resolver problemas significava apresentar situações-problema e,...
tracking img