Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCAS DA DIVISÃO – UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
GT 01 – Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais

Michele dos Santos Ferreira , UFRGS, mi.sferreira13@yahoo.com.br


Resumo: O trabalho consiste no desenvolvimento de uma pesquisa que visa analisar como se dá a compreensão da operação de divisão no 4ºano do Ensino Fundamental. A pesquisa é embasada nos estudos de Teresinha Nunes sobre o desenvolvimento da criança com relação à aprendizagem da Matemática, e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, que nos oferece meios para analisar e investigar as produções desenvolvidas pelos alunos, nas atividades e registros realizados em sala de aula. Essa investigação ocorre em uma escolamunicipal de Gravataí, Rio Grande do Sul, situada em uma comunidade socialmente desfavorecida, através da aplicação de uma sequência didática construída a partir das leituras que embasam nossa pesquisa. Essa sequência, que é o produto dessa pesquisa, tem o objetivo de proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem, que promova reflexões e debates, propiciando à criança a possibilidade deexpor sua forma de interpretar uma determinada situação de divisão, possibilitando a interferência do professor para a construção de significado das variáveis envolvidas em uma divisão. Dessa forma, buscamos que o aluno consiga generalizar o processo de divisão envolvendo números naturais em contextos variados, compreendendo todas as etapas do algoritmo da divisão; com isso, nossa pesquisa desejacontribuir para um avanço na aprendizagem da operação de divisão bem como de todos os conceitos matemáticos, que estão interligados a ela.

Palavras-chave: Operação de Divisão; Aprendizagem; Ensino Fundamental; Operações inversas; Função.

Tema Gerador: divisão

O tema escolhido para abordar em minha pesquisa de Dissertação de Mestrado foi a operação de divisão, com enfoque na aprendizagem ecompreensão dessa operação pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF). O principal motivo para escolher esse assunto são os meus próprios alunos, que apresentavam dificuldades de solucionar problemas ou cálculos em que necessitavam dividir algo.
Inquietações surgiram com essa situação, pois percebia que havia uma fissura na aprendizagem da operação de divisão e nos conhecimentos básicossobre as operações aritméticas ensinadas nas séries iniciais; os alunos utilizam o algoritmo da divisão sem compreender cada etapa que realizam no mesmo, e ao chegar ao resultado final, não conseguem analisar se o mesmo está coerente, com os dados utilizados no cálculo e com o resultado esperado.
Ao ser nomeada no município de Gravataí, Rio Grande do Sul, fui designada para uma escola localizada naperiferia da cidade, e que apresentava um baixo rendimento escolar, segundo os dados do Ministério da Educação (MEC). Nosso índice de desenvolvimento escolar está abaixo do esperado e por isso, nossa escola foi uma das selecionadas para participar do projeto Mais Educação, visando elevar esse índice e consequentemente, melhorar a aprendizagem dos alunos.
Percebi no decorrer do meu trabalhonessa escola que os alunos apresentavam dificuldades na resolução de cálculos de divisão, e na resolução de situações-problema, pois não conseguiam discernir qual operação aritmética deveriam utilizar da mesma forma que quais dados do problema seriam selecionados. Minhas preocupações foram crescendo à medida que percebi essa dificuldade em todas as séries finais do EF.
As características da escola sefundiram com minhas inquietações sobre a aprendizagem da operação de divisão, e diante de minha vontade em produzir algo para auxiliar esses alunos no seu desenvolvimento escolar, tomei a decisão aplicar o projeto de pesquisa do Mestrado, nessa escola. Decidi investigar porque a operação de divisão deixa essa marca negativa nas crianças, sendo considerada por muitos alunos como um cálculo...
tracking img