Professor: Onaldo Chaves Junho de 2012
01) O que é Probabilidade?
Probabilidade permite calcular a chance de ocorrência de um número em umexperimento aleatório.
Consideremos a experiência do lançamento de uma moeda e leitura da face voltada para cima. Ao realizarmos n vezes a experiência, se obtivermos m vezes o resultado “cara” é . Éclaro que lançada a moeda o resultado é imprevisível, pois não podemos dizer com absoluta certeza que o resultado será “cara”, pois nada impede que dê “coroa”.
A experiência provou que conforme seaumenta n, ou seja, à medida que mais lançamentos da moeda são feitos, a frequência relativa tende a estabilizar-se em torno de .
02) O que são Experimentos Aleatórios ou não determinísticos?Experimento aleatório é aquele que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes (Ex. ganhar na loteria).
03) Defina o que um Evento?
Evento é um conjunto deresultados possíveis que podem ser igual ou menor que o espaço amostral.
04) O que são eventos incompatíveis, ou mutuamente excludentes?
Evento mutualmente excludente é quando a ocorrência de um jáexclui o outro. (Ex. Cara e Coroa Moeda).
05) O que são Eventos Independentes?
Dizemos que dois eventos são independentes quando a realização ou a não realização de um dos eventos não afeta aprobabilidade da realização do outro e vice-versa.
Por exemplo, quando lançamos dois dados, o resultado obtido em um deles independe do resultado obtido no outro.
Se dois eventos sãoindependentes, a probabilidade de que eles se realizem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de realização dos dois eventos.
Assim, sendo p1 a probabilidade de realização do primeiro evento e p2 aprobabilidade de realização do segundo evento, a probabilidade de que tais eventos se realizem simultaneamente é dada por:
p = p1 x p2
06) O são Eventos Complementares?
07) O que é...