Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSÉ

DE

ALENCAR





ÍNDICE


Apresentação.....................................................................................I;
Introdução:
O primeiro grande romancista do Brasil..........................................II,
Época: A alvorada do romantismo..................................................III,
IV;
As obras deAlencar.........................................................................V,
VI;
Biografia do autor..........................................................................VII,
VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI;
Opinião sobre o trabalho.............................................................XVII.
























Este trabalho foi solicitado pela professora HOSANA USUI, com o objetivo denos ensinar um pouco sobre a vida do primeiro grande romancista brasileiro JOSÉ DE ALENCAR. JOSÉ DE ALENCAR via tudo sob a óptica romântica, da fuga da civilização, da procura de lugares e tempos supostamente mais felizes.













ESCOLA CENECISTA SANTA LUZIA
ALUNO(A): Jamile Inácio Noronha Dos Santos.
PROFESSORA: Hosana Usui
Turno: Manhã SÉRIE: 1º. Ano GRAU: 2º.I



O primeiro grande romancista do Brasil



José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana, perto de Fortaleza, Ceará, em 1.ºde maio de 1829. Com 1 ano de vida a família de Alencar se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1840, ele estava matriculado no colégio de Instrução Elementar. Seis anos mais tarde Ingressa na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Em 1848, transferi-se para a Faculdade de Direito de Olinda. Dois anos depois se forma em Direito.
Em 1854, inicia no Rio de Janeiro, suacolaboração no Correio Mercantil. E em 1856, começa a trabalhar como redator-chefe do Diário do Rio de Janeiro. Publica as Cartas sobre a confederação dos Tamoios. Polêmica com Gonçalves de Magalhães. Estréia na ficção com o romance Cinco minutos.
Em 1857, publica com grande repercussão O guarani, primeiro em folhetins, depois em livro. Três anos depois falece o pai do escritor – José Martiniano deAlencar -, que fora revolucionário e político influente. Em 1861, elege-se deputado. Reeleito em várias legislaturas subseqüentes. Em 1868 foi eleito Ministro da Justiça durante dois anos no Gabinete Conservado. Passado esses dois anos abandonou a carreira política, magoado com o imperador Pedro II. Vítima de tuberculose, viaja para a Europa, tentando curar-se. Falece no Rio de Janeiro, em 12 dedezembro de 1877.

Este só foi um resumo da vida de JOSÉ DE ALENCAR vamos nos aprofundar na sua vida, nas suas belíssimas obras tanto em livros como em teatros, crônicas, etc.
Vamos saber mais sobre JOSÉ DE ALENCAR, a época que viveu, a sua primeira paixão, o seu primeiro livro, etc. Garanto a você que vai ler este trabalho que a vida de Alencar é muito bonita e trágica como alguns de seusromances. Seus romances que vale a pena ler: são histórias belíssimas.





II
ÉPOCA
A ALVORADA DO ROMANTISMO


Alencar nasceu no reinado de Dom Pedro I e morreu no de Pedro II. Entre 1829 e 1877, datas de seu nascimento e morte, o romancista foicontemporâneo do Primeiro Reinado, dar Regências e do governo pessoal de Pedro II.
Nascido em 1829, Alencar tinha apenas dois anos por ocasião da abdicação de Pedro I e onze anos quando Pedro II subiu ao trono. Foi, portanto, sob o governo de Pedro II que Alencar desenvolveu seus estudos de Direito e suas atividades profissionais, literários, jornalísticos e políticos, sendo, então, propriamente, um...
tracking img