Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. MATEMÁTICA FINANCEIRA 2...............................................................................5

3.CONCLUSÃO..........................................................................................................9

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Segundo a economia, Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e nãoatravés de decretos, por exemplo). Podemos dizer que é o percentual que remunera o capital, é o custo do dinheiro no mercado. Quando a taxa de juros está alta, significa que falta dinheiro no mercado. Quando está baixa, é porque está sobrando. Cada instituição calcula a sua taxa de juros, que depende da quantidade de prestações, do risco envolvido na transação, do mercado local, dentre outrosfatores.
Uma das vantagens de aplicar dinheiro através dos fundos de investimento é o fato de que você pode contar com a experiência de um gestor. Ao invés de ter que decidir sozinho como melhor investir o seu dinheiro (levando em consideração os seus objetivos e a tendência da economia e do mercado), nos fundos de investimento essas decisões são tomadas por um profissional experiente: ogestor.
Mas esse serviço tem um preço, que é definido pela taxa de administração. De forma simplificada, pode-se dizer que a taxa de administração recompensa o gestor pelo seu trabalho em administrar os recursos que você aplicou no fundo, sendo cobrada pela administração dos recursos sobre o capital total - incluindo os rendimentos, que devemos ter muito cuidado, pois ela pode reduzir- e muito - o valor da poupança.
Embora não seja o principal elemento a ser analisado na hora de escolher um fundo de investimento, a taxa de administração é um componente importante da rentabilidade dos fundos.
As instituições financeiras trabalham com dois tipos de conceitos sobre juros: nominais e efetivos. A taxa nominal é aquela prevista inicialmente no contrato,sem considerar outros detalhes contratuais ou a inflação, por exemplo, 10% ao ano. Os juros efetivos são aqueles representativos dos valores que de fato decorrem da aplicação dos juros nominais, são os juros nominais corrigidos por algum detalhe de contrato. Por exemplo, se a taxa nominal anual é de 10%, isto é, 0,83 ao mês, a efetiva resulta em aproximadamente 10,50% ao ano, dado a forma compostado calculo mensal.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que:
Juros são sempre calculados sobre o saldo devedor!Os principais sistemas de amortização são:
✓ Sistema de Pagamento único: Um único pagamento no final.
✓ Sistema de Pagamentos variáveis: Vários pagamentos diferenciados.
✓ Sistema Americano: Pagamento no final com juros calculados período a período.
✓ Sistema de Amortização Constante (SAC): A amortização da dívida éconstante e igual em cada período.
✓ Sistema Price ou Francês (PRICE): Os pagamentos (prestações) são iguais.
✓ Sistema de Amortização Misto (SAM): Os pagamentos são as médias dos sistemas SAC e Price.
✓ Sistema Alemão: Os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto o primeiro pagamento que corresponde aos juros cobrados no...
tracking img