Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como finalidade realizar uma analise, oque foi à crise financeira de 2008 que assolou o mundo: o papel do e as medidas do estado brasileiro, para evitar que os efeitos desta crise global afete todo o sistema financeiro brasileiro.
Desta forma, iremos abordar as características da crise de 2008, para que possamos entender suas causas e principais consequências.Logo após iremos analisar o papel do estado Brasileiro e suas formas de intervenção principalmente de domínio econômico para evitar maiores danos resultantes da crise
Desta forma, este trabalho traz em seu conteúdo, um tema tão em voga da economia, uma vez que a crise de 2008 ainda queda-se em nosso presente, porem não apenas da economia, mas também como a do direito.

A Crise Financeira de 2008A Crise financeira de 2008 pode ser sem duvida, ser vista como a maior crise financeira, desde o crack da bolsa de valores de nova Iorque de 1929.
E tal aquela como esta de 2008 eclodiu no centro financeiro mundial, os Estados Unidos da América.
Diferente da crise de 1929 que teve em sua origem, o excesso de produtos agrícolas e industriais, que somado aos baixos salários da época, levaram auma queda no consumo, que junto com o excesso de especulação das ações da bolsa de valores, levaram a crise de 1929, por outro lado a crise de 2008 teve em seu bojo a desestruturação do sistema imobiliário norte americano, que afetou todos os demais campos da economia.
Essa desestruturação pode ser dividida em dois em dois tópicos, as causas e as consequencias.
Segundo Jefferson Jose daConceição produto do jornal o Estado de São Paulo, sua maior e evidente causa foi a falta de regulamentação do setor imobiliário norte americano. Nos Estados Unidos , as famílias tendem a usar uma pratica muito comum, chamada hipoteca imobiliária, com a intenção de obter empréstimos, financiamentos e outros serviços bancários, com a finalidade de manter e evoluir seu atual padrão financeiro.
Enquantoo sistema bancário ofereciam a seus clientes os chamados “créditos subprime” para operações, porem com juros altos, de forma mais claras serviços voltados as pessoas com cartas de credito desagradáveis “vulgo mal pagador”.
No tocante desde serviços os bancos recorriam ao dinheiro de investimentos da bolsa de valores de wall strett, com a intenção de ampliar as concessões deste tipo de serviço.Infelizmente muitas empresas de serviços bancários negociaram esses tipos de papeis com empresas de todo o mundo, oque fez que muitas empresas pesando na rentabilidade destes papeis, os adquirissem, uma vez que o juros recebidos do povo americano são tentadores, os chamados “títulos rentáveis”, logo após essa sucessão de fatos, pode-se encaram como a formação dos pilares da crise mundial de2008.
Após isso se pode notar uma alta na valorização dos imóveis, que se chocavam de frente com as taxas de juros do credito ”subprime”, isso fez com que os índices de inadimplentes disparasse, criando oque de se chama no sistema econômico de “bolha habitacional”, ou seja os proprietários de imóveis que não dependiam do serviço de “subprime”, não tinham interesse em baixar o preço dos imóveis,pensando na super valorizam que estava em cena, enquanto os usuários do “subprime”, devido a super valorizam, não conseguiam arcar com as hipotecas devido aos juros altos, oque foi o fator determinante do inicio da crise financeira.
“Entretanto vale ressaltar a opinião do ganhador do premio nobel “ Paul Krugman”, para ele todos esses fatores são determinantes para a perda do controle financeiro,porem, um outro fator importante se da devido a existência de do chamado “sistema bancário paralelo”. Na visão de krugman o fato de que o serviço “subprime”, ter sido negociado por agentes de repasse e não pelo sistema bancário propriamente dito, foi um fator determinante para a instauração da crise. Entendendo esse sistema paralelo, em que devido a alta rentabilidade dos juros, aos investidores...
tracking img