Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios Propostos
Rômulo Maloy

1) O que são os sistemas PRICE, SAC e SAM?
O Sistema PRICE, também chamado de Sistema Frances, e um sistema de amortização em que as prestações possuem valorconstante e ocorrem em intervalos regulares de tempo (serie uniforme). No sistema PRICE, normalmente as taxas de juros são definidas em bases anuais e as prestações em bases mensais.

O Sistema deAmortização Constante (SAC) é um sistema de amortização em que as parcelas referentes à amortização são sempre constantes e ocorrem a intervalos regulares de tempo. Como as amortizações possuem valorconstante, a cada prestação os juros decrescem (já que o saldo devedor se reduz a cada amortização), da mesma forma que o valor total da prestação.

O Sistema de Amortização Misto (SAM) foioriginalmente desenvolvido para as operações de financiamento do Sistema Financeiro de Habitação. As suas prestações correspondem a media aritmética da soma das prestações encontradas no sistema PRICE com asencontradas no sistema SAC. Em outras palavras, para encontrar os valores das prestações no sistema SAM, deve-se somar as prestações obtidas pelo sistema PRICE com as prestações obtidas pelo sistema SAC,dividindo o resultado por dois.

2) No caso particular de uma amortização onde ha um período de carência, como devemos proceder para calcular os elementos do fluxo de caixa?

Para calcularmos oselementos deste fluxo de caixa (valor das prestações, taxa de retorno, etc.), trazemos o valor da compra, corrigido pela taxa de desconto prevista, para a data final do período de carência. A partirdai, tratamos o assunto como um fluxo a intervalos regulares.
3) No caso particular de uma amortização onde há prestação intermediarias, como devemos proceder para calcular o valor de um dos tipos deparcelas previstas, quando conhecemos a outra?
Nos fluxos de caixa com prestações intermediarias, tudo se passa como se fossem dois fluxos de caixa “correndo” simultaneamente, um interferindo no...
tracking img