Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Financiamento

Significado: Fornecer dinheiro, fundos, capitais; custear as despesas, a compra de alguma coisa.
É uma operação financeira em que aparte financiadora, em geral uma instituição financeira, fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamenteacordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato.
A financiadora então pode cobrar ou não cobrar juros sobre o valorfinanciado de acordo com o valor e o tempo de pagamento, ou mesmo não realizar a cobrança do valor financiado em caso de financiamentos não reembolsáveis. Empresas podem realizar financiamentos para angariarrecursos para novos equipamentos ou realizar uma expansão. enquanto pessoas físicas podem realizar financiamentos para comprar imóveis, automóveis, entre outros bens de grande valor.
As instituiçõesfinanceiras possuem várias modalidades de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, cada uma com uma característica que o torna mais adequado a casos específicos.

EMPRESAS:
Empresas precisamangariar capital para alavancar novos investimentos, parte deste capital pode ter origem em alguma modalidade de financiamento. Existem vários modos para uma empresa financiar suas atividades, comomenciona Caldeira Menezes, H., na sua obra "Princípios de Gestão Financeira", seja através de capital próprio ou alheio. Através de capital próprio pode realizar o autofinanciamento, enquanto queutilizando capital alheio pode realizar empréstimo aos sócios, leasing, empréstimos, subsídios estatais, etc.
Determinados projetos dentro de empresas têm sua continuidade determinada pela possibilidade deobtenção de financiamento específico para projetos, que levam em conta os riscos do investimento por parte do financiador e para a empresa e seus acionistas.

PESSOAS FÍSICAS:

Várias pessoas...
tracking img