Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO-BACHARELADO
MÓDULO III


BIBIANA ASSMANN CAETANO
CAMILA MENEGHETTI PAIXÃO MIRANDA DE OLIVEIRA
CELLYENE BARBOSA DA SILVA
CLAUDETE BORTOLOZZO DE FREITAS
DALVA ELENIR CASTRO
JOSÉ MOREIRA DOS SANTOS FILHO















MATEMÁTICA FINANCEIRA











Luís EduardoMagalhães-BA
2010


BIBIANA ASSMANN CAETANO
CAMILA MENEGHETTI PAIXÃO MIRANDA DE OLIVEIRA
CELLYENE BARBOSA DA SILVA
CLAUDETE BORTOLOZZO DE FREITAS
DALVA ELENIR CASTRO
JOSÉ MOREIRA DOS SANTOS FILHO

















MATEMÁTICA FINANCEIRA









Trabalho apresentado ao Curso BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina de MATEMÁTICA FINANCEIRA


Prof. HELENARA REGINA SAMPAIO




Luís Eduardo Magalhães

2010

INTRODUÇÃO

Este estudo está dividido em três partes.
Na primeira parte, o grupo ira explanar a cerca de questões em que a Matemática Financeira influencia no dia a dia das empresas etambém sobre os Sistemas de Amortizações. Em seguida, iremos solucionar alguns cálculos que envolvem Juros e Descontos Compostos, e por fim, iremos questionar como é a realidade dos consórcios e empréstimos, e como eles são praticados nas financeiras. Vejamos:



























DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Primeira parte

1) Em que situações a matemáticafinanceira pode auxiliar o administrador em suas atividades diárias? Dê alguns exemplos no contexto da administração.

Poucas pessoas se dão conta de que a matemática esta presente em quase tudo em nosso dia-a-dia. Na verdade, além das fórmulas simples usadas no cotidiano para desenvolver o troco em operações com dinheiro ou calcular juros pelo atraso de alguma conta, esta ciência exata é empregadanas mais diversas áreas do conhecimento. Desde a medicina até a agricultura especialmente na fase de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou nos mais diversos estudos.
A matemática é uma disciplina, onde encontramos as principais ferramentas de resolução de problemas de nosso cotidiano, ela apropria-se dos principais conceitos e procedimentos, na busca de resoluções. O mercado exige cadavez mais do administrador e quando o mesmo tem conhecimentos matemáticos, poderá organizar com mais facilidade os orçamentos, fazer analises organizacionais estudos de estatísticas e também para fazer planos de melhoria para a empresa, ajudando também a desenvolver o raciocínio mais rápido e lógico.
Lembrando também que a Matemática Financeira é estudada por administradores, mostrando comotrabalhar nos tipos de transações e empréstimos financeiros. A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados ela ainda fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custose os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

AMORTIZAÇÃO é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma de reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos.
Os principais sistemas deamortizações são:
-Sistema de Pagamento Único:
Um único pagamento no final;
-Sistema de Pagamentos variáveis:
Vários pagamentos diferenciados;
-Sistema americano:
Pagamento no final com juros calculados período a período;
-Sistema de Amortização Constante (SAC):
A amortização da divida é constante e igual em cada período;
-Sistema Price ou Francês (PRICE):
Os pagamentos (prestações) são...
tracking img