Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade, não há nenhuma dúvida, que empreendedores participaram ativamente da construção do sistema político, econômico e industrial, gerando empregos, renda e riquezas ao redor do mundo. Não se eliminou as desigualdades, como a miséria, fome, mas a bem da verdade, graças aos empreendedores que se chegou à chamada revolução industrial, tecnológica emais recentemente na era da informação. Portanto, dentro deste contexto torna-se relevante indagar: O que é ser empreendedor? Nas palavras de DRUCKER (1987), “o empreendedor é uma pessoa que vê a mudança como norma e a explora como sendo uma oportunidade”. Dentre as inúmeras características dos empreendedores, FILION (1991) destaca:
• Estabelecer visão e objetivos, identificando recursos que osajudam a realizá-los;
• Iniciar mudanças;
• Padrão de trabalho está relacionado à imaginação e criatividade;
• Definir tarefas e papéis para criar a estrutura de uma organização.
Na verdade as organizações criadas por empreendedores são uma extrapolação de seus mundos subjetivos, ou seja: o negócio faz parte da sua vida. Segundo autores como (TIMONS, 1990; GIBB, 1991), a tarefamais importante parece ser imaginar e definir o que eles querem fazer e, freqüentemente, como irão fazê-lo. Dentro dos setores da economia – primário secundário e terciário – existem inúmeros exemplos de empreendedores que através de suas idéias, perseverança e trabalho, contribuíram ativamente para que a engrenagem da economia, continuasse a gerar riquezas e soluções para a humanidade.

Nosempreendimentos de sucesso, não é apenas o trabalho que explica o crescimento. É preciso mais. O gosto pelo arrojo. A ousadia de acreditar possível e realizável, o apenas imaginado. Também é importante, a perspicácia do planejamento, a adoção de técnicas gerenciais compatíveis com a inovação e a valorização do capital intelectual. A história do capitalismo está repleta de exemplos, ondeempreendedores, utilizando-se de intuição, coragem de assumir riscos, trabalho e por que não a sorte, transformaram seus sonhos em realidade. Uma realidade em forma de empreendimento, que sem dúvida é uma extrapolação de suas vidas, um sucesso de mercado que movimenta a economia, gerando riquezas. Neste sentido, este trabalho apresenta uma síntese do sonho de três empreendedores, onde através de muitotrabalho, disciplina, entusiasmo e perseverança, construíram uma das maiores empresas de motores elétricos do mundo, a WEG S/A.

NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

A fábrica de motores WEG nasceu em 1961 da união de um eletricista, Werner Ricardo Voigt, de um administrador, Egon João da Silva, e de um mecânico, Geraldo Werner Werninghaus. A empresa começou na cidade catarinense de Jaraguá doSul que, na época, contava com cerca de 20 mil habitantes. WEG, além de unir as iniciais dos sócios Werner, Egon e Geraldo, significa, em alemão, caminho. Eis aí uma boa definição da história da empresa que procurou com sabedoria traçar uma trajetória inovadora e arrojada que não aconteceu ao acaso, mas consciente dos riscos e planejada a partir de uma disciplina rigorosa implementada dentro daempresa.

A fábrica foi instalada em um prédio alugado que hoje foi comprado e abriga o Museu da empresa. Três meses depois da abertura da WEG, os sócios contabilizaram a produção de 146 motores. O faturamento arrecadado foi investido em tecnologia e foram construídos os primeiros equipamentos de produção como máquinas de injetar, rotores, forno de ferro fundido a óleo para a fabricação detampas e carcaças. Tão logo foi possível, quatro anos depois do nascimento da WEG, houve interesse em treinar a mão-de-obra egressa da agricultura com o objetivo de melhorar a produtividade. Paralelamente buscaram a parceria com a Alemanha para o desenvolvimento de projeto de motores de nova geração e que se enquadravam dentro de normas técnicas internacionais.

Em 1970, já com o...
tracking img