Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATEMÁTICA FINANCEIRA
SURGIMENTO DO DINHEIRO, JUROS E CONCEITO DE BANCOS

Fase I

1) História da Matemática Financeira

A. Conceito de Juros
Os Juros são definidos pelo Sr. Donaldo J. Felipe define Juros como(1) como sendo um “rendimento do capital empregado, ou percentagem que rende um capital numa unidade de tempo ou remuneração dos investimentos de capitais feitas a título deempréstimo a terceiros”.
Já a Dra. Maria Helena Diniz(2), com suas palavras, expõe que Juros são o “rendimento do capital, os frutos civis produzidos pelo dinheiro, sendo, portanto, considerados como bem acessório (CC. art.60), visto que constituem o preço do uso do capital alheio, em razão da privação deste pelo dono, voluntária ou involuntariamente. Os juros remuneram o credor por ficar privado de seucapital, pagando-lhe o risco em que incorre de não mais o receber de volta”.
Assim analisando, ainda podemos apresentar uma terceira idéia que sintetizaria as exposições acima, que retrata os juros como sendo: Frutos ou rendimentos extraídos do capital, produzido pelo dinheiro, oriundo de um negócio jurídico bilateral(3), representando num percentual (taxa de juros), que não poderá ultrapassar aolimite imposto pela legislação vigente.


B. Dinheiro, qual é o seu papel na história da humanidade?

Nas definições dadas pelo dicionário, encontramos que dinheiro tem as seguintes classificações:
“sm (lat denariu) 1 Moeda corrente. 2 Valor representativo de qualquer quantia. 3 Nome comum a todas as moedas. 4 Numerário, quantia, soma. 5 Todo e qualquer valor comercial como cheques, letras,notas de banco etc.”(4)

O Dinheiro em si é um bem de escassez, por isso qualquer item poderia ser usado como tal, desde metais e conchas raras, até cigarros.
Muitos itens foram usados como moeda-mercadoria, madeira, açúcar, cacau, panos, o Sal, que era de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, mas muito usado na conservação de alimentos, e o Gado (principalmente obovino),
No caso do Gado e do Sal eles deixaram marcas de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário, pois, até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado) derivadas da palavra latina pecus (gado), e salário (remuneração, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do serviço do empregado) tem como origem a utilização do sal, em Roma, parao pagamento de serviços prestados.
Mas com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes às transações comerciasis, devido à ocilação de seu valor, pelo fato de não serem fraccionáveis epor serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.
Com o descobrimento do metal, ele se elegeu como principal padrão de valor, e foi utilizado nas mais diversas formas, comoanéis, braceletes, armas, em barras e até em seu estado natural.
O metal comercializado dessa forma exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável pela sua emissão. Essa medida agilizou as transações, dispensando a pesagem e permitindo a imediataidentificação da quantidade de metal oferecida para troca.
Com a criação de uma moeda especifica com poder de troca para funcionar como dinheiro, todos poderiam usá-la na troca por qualquer mercadoria que se desejasse.
Os primeiros metais a ser usado para cunhagem das moedas eram o Ouro e a Prata, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado nasua confecção.
Já na idade média surgiu o costume de se guardarem os valores com um Ouvires, pessoa que negociava objetos de Ouro e Prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mão em mão e dando origem à moeda de papel.
Com todos os argumentos e fatos dados acima, podemos dizer simplesmente, que o...
tracking img