Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Surgimento da Matemática Financeira

Considerada como um dos conhecimentos primórdios e essenciais ao homem, a “Matemática Financeira” está cada vez mais presente. São atos como o de “contar” um número muito grande de bois que demonstra como seria impossível a contagem sem a matemática.
Tendo seu surgimento antes mesmo da utilização do dinheiro, a matemática financeira teve maiorimpulso na época do escambo¹, era o modo como o comércio e a economia se moviam. A matemática financeira é mais voltada para problemas e situações que passamos pelo dia a dia, problemas que se tornam corriqueiros em empresas e na vida pessoal de cada homem.
¹(sistema de troca de mercadorias).
A matemática considerada como financeira foi iniciada pela aritmética de Trevisco, ano de 1478,que procurava demostrar a matemática no comércio, sendo suas aplicações a prática de escambo. Parte dos conhecimentos foram produzidos no Século XVII e “redescobertos” na fase do Renascimento.
Seis anos após, em 1484 na Itália, foi publicado a “Aritmética Comercial”, obra de Pierro Borghi, o que teve imensa importância para as próximas teses, uma vez que visava questões pertinentes a época.Coerente a isto, ele publicou aproximadamente 17 edições, encerrando-as em 1557. Assim como Borghi, Filippo Calndri também desenvolveu uma forma aritmética, que fora reconhecida por conter ilustrações.
A utilização da matemática financeira, foi usado por povos antigos, como os sumérios, 3000 a.C. Em achados sobre essa civilização, percebeu-se o apontamento em tábuas com princípios dedocumento atuais como faturas recibos, juros (tanto simples como composto), hipotecas e outros. Além de dessas funções, haviam tabuas com noção de operação matemáticas como exponencial (usada no cálculo de juros compostos), operações de multiplicação, divisão, sistemas de pesos e medidas, além de tabuas que relatavam de empresas comerciais.
A utilização começou a ser notada quando a matemáticadeixou de ser comum para ser composta por meio de cobrança de juros. Em casos como os das civilizações sumérios, onde permanecia o sistema escambo, sendo o único sistema econômico, os juros começaram a ter ligação com a colheita. Como exemplo podemos destacar o ato de pegar empréstimos para ajudar a plantar uma safra, e como meio de pagamento o proprietário pagaria com o lucro de sua na próximacolheita, já com a  aplicação do juros.
Outro exemplo que podemos demonstrar é a taxa dos impostos e a desvalorização do lucro, que está visivelmente ligado a aplicação dos juros.
Após, surgiram os bancos, momento propício, uma vez que o mundo estava em desenvolvimento comercial. Assim, começaram a comercializar o ouro e a prata, o que não ocorreu nos países bem sucedidos. Estes por suavez começaram a criar sua própria moeda, que passou a circular em seus pais de origem.
Dado o primeiro passo, começou então há haver diferença entre as moedas desenvolvidas em cada país. Essas moedas eram de circulação local, porém haviam países que mantinham relações comerciais. Sendo assim que começaram a aparecer “cambistas” para troca entre essas diferentes economias.
Com otempo, os denominados cambistas começaram a ganhar grande quantia em dinheiro e com isso passaram a guardar e emprestar dinheiro, serviço este que se tornou comum, pois eles davam segurança ao dinheiro que, se estivesse na casa das pessoas, corria risco de ser sequestrado a qualquer momento. Para encontrar os cambistas bastava aparecer a bancos de madeira nas praças mercados da época. Com isso, porsempre estarem sentados em bancos, criou-se o termo banqueiros e banco, que hoje conhecemos. Com a questão de imensa procura os cambistas, começaram a estipular um valor que deveria ser dado a eles como forma de pagamento do empréstimo ou do serviço de guarda o dinheiro alheio. Já tendo ciência de lucro, começou-se assim a ter o fundamental conhecimento da matemática financeira.
Após anos de...
tracking img