Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA


Ciências Contábeis: Matemática Aplicada






Professor EAD: Ivonete Melo de Carvalho


ATPS MATEMÁTICA APLICADA

Ivinhema / MS




Pesquisa

Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação a respeito das ofertas de emprego.
Enumerar as 10(dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados (em revistas, sites e jornais, entre outros), apresentando os resultados percentuais relativos às ofertas de emprego.

1- Operador de Logística - 17%
2- Auxiliar de Contabilidade - 15%
3- Eletricista Industrial - 13%
4- Auxiliar de Enfermagem - 10%
5- Supervisor de Produção - 9%
6- Auxiliar Administrativo - 8,5%
7- Projetista -8%
8- Operador de Telemarketing - 7,5%
9- Analistas Administrativos - 7%
10- Consultores de Venda - 5%

As habilidades requeridas pelo mercado constituem-se basicamente do conhecimento de softwares das plataformas CAD (desenho), CAM (usinagem) e CAE (engenharia de projetos); além de prática em desenho técnico-industrial, projeção e orçamentária e, por fim, ciência das normas técnicas que regema profissão.

A vasta oportunidade de empregabilidade e a falta de especialização neste setor abrem portas em diversos segmentos industriais, oferecendo uma carreira promissora e longa para os interessados.

Entrevistado: Décio

Empresa onde trabalha e tempo de atuação: Sifco SA, 26 anos

Atividades básicas da profissão: Produção de peças automotivas (ex: biela, virabrequim, eixo)Média Salarial: de 3 a 8 mil

Cursos de formação: Desenho Industrial, Softwares Especializados, Inglês básico, Desenho Técnico, Normativa, Projetos de Ferramentas, Femea, Cipa.

Como muitas áreas, atualmente, a carreira de projetista não depende só de uma formação acadêmica e cursos de especialização. Para atuação, experiência e pratica são fundamentais para a excelência da execução do trabalho.Mesmo com a modernização e avanço tecnológico, questões básicas como senso de espaço, dinâmica, plano de desenho e um bom domínio físico-matemático, já dão uma boa base para ingressar.

O projetista, dentro de um ambiente de trabalho, pode ser definido como o “braço direito” da engenharia. Seu campo de atuação é bastante vasto, elétrica, mecânica, civil, entre outras. Cada uma delas com suanecessidade específica, mas de mesma base, aumentando a versatilidade do profissional dessa área.



Logaritmos

O conceito de logaritmo foi introduzido pelo matemático escocês John Napier (1550-1617) e aperfeiçoado pelo inglês Henry Briggs (1561-1630). A descoberta dos logaritmos deveu-se sobre tudo à grande necessidade de simplificar os caçulos excessivamente trabalhosos para a época,principalmente na área da astronomia, entre outras. Através dos logaritmos, pode-se transformar as operações de multiplicação em soma, de divisão em subtração, entre outras transformações possíveis, facilitando sobremaneira os cálculos.

Assim por exemplo, como sabemos que 42 = 16, onde 4 é a base, 2 o expoente e 16 a potência, na linguagem dos logaritmos, diremos que 2 é o logaritmo de 16 na base 4.Nessas condições, escrevemos simbolicamente: log4 16=2

Logaritmo de um Produto

O logaritmo de um produto é igual a soma dos logaritmos dos fatores, ou seja,

logb(M.N)=logbM+logbN.

Logaritmo de um Quociente

O logaritmo de uma função ordinária é igual a diferença entre os logaritmos do número da fração de um denominador, ou seja:

logb(M/N)=logbM-logbN.

Observação: a nãoindicação da base subtende-se logaritmo decimal (base 10).

Logaritmo de uma Potencia

Temos a seguinte Fórmula, facilmente demonstrável: logbMk=k.logbM.

Mudança de base

Às vezes para a solução de problemas, temos necessidade de mudar de base de um sistema de logaritmos, ou seja, conhecemos o logaritmo de N na base b e desejamos obter o logaritmo de N numa base a. esta mudança de base,...
tracking img