Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso ADMINISTRAÇAO Período Letivo 2012
Semestre 3° Sem Disciplina MATEMATICA APLICADA
Nome Tutor Presencial Marcos Popiolski
Nome Professor EAD
Nome Aluno(a) Jonas Lolatto RA 298294
Etapa 1
Passo 1
Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação, nas sessões que tratam das ofertas de emprego. Enumerar 10 profissões mais requisitadas,tabulando os dados coletados e apresentando os resultados percentuais relativos as ofertas de empregos.
1º Consultor de Vendas
2º Analista de TI
3º Engenheiro Mecânico
4º Operadores de Produção
5º Engenheiro Civil
6º Medico do Trabalho
7º Operadores de Caixa
8º Ferramenteiros
9º Contador Fiscal
10º Projetistas
Passo 2
Escolher uma das profissões mencionadas e pesquisar sobre suascaracterísticas ou habilidades exigidas.
O campo de atuação da contabilidade é muito amplo, pois pode envolver empresas, grupos de finalidades não-lucrativas ou pessoas de Direito Público. Qualquer que seja a esfera de atuação, o profissional de contabilidade deverá estar atento às habilidades técnicas exigidas no efetivo exercício da profissão. No seu dia-a-dia, o contador irá se deparar com inúmerasdemandas oriundas de diversas fontes: governo, no tocante à legislação tributária, instituições financeiras, quando a empresa necessitar recorrer à fonte externa de financiamento ou empréstimo; aos sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias, além dos administradores, diretores e executivos incumbidos de tocar a administração das empresas. Todo este público com o qual o contador temcontato irá exigir dele, basicamente, informações, que poderão ser apresentadas em forma de relatórios, demonstrações financeiras, pareceres, declarações de imposto de renda e assemelhadas.
Passo 3
Realizar uma entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo.
Nome:
Simone Casanova.
Empresa onde trabalha e tempo na profissão:
Empresa Intecnial tempo 2 anos.Atividades básicas da profissão:
relatórios, demonstrações financeiras, pareceres, declarações de imposto de renda e assemelhadas.
Media salarial do profissional na área:
R$ 1.600.00 reais.
Cursos de formação e aperfeiçoamento:
Bacharel em ciências contábeis.
Passo 4
Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa etapa e redigir um texto com no maximo três paginas, enfatizando as profissões maisrequisitadas. Em seguida, analisar a profissão escolhida suas características e habilidades exigidas. Verificar por fim a qualificação do profissional pesquisado e comparar sua media salarial com aquilo que é oferecido no mercado.
Após o início da abertura de mercado no começo da década, o Brasil tem presenciado a chegada de novas tecnologias, tanto de máquinas como modelos de administração trazidospor empresas estrangeiras. Essa abertura despertou no meio empresarial brasileiro a necessidade de ênfase na melhoria da produtividade, da qualidade, para que os produtos nacionais tenham condição de competir no mercado exterior. Como membro ativo deste processo de mudança, o profissional de contabilidade necessita estar atento às novas ferramentas utilizadas por seus pares, estar em constantereciclagem, sob pena de ficar alijado do mercado de trabalho. Entretanto, este processo deve ser conduzido não somente pelo contador, mas exige a participação ativa das instituições de ensino e dos órgãos representativos da categoria. As diversas formas de constituição das informações citadas no parágrafo anterior significam apenas atividades fins, nas quais está expressas o resultado de todo umtrabalho técnico que as suportam. Para fornecer tais informações, é necessário captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as
situações patrimoniais, financeiras e econômicas de cada ente. Este artigo é focado nos profissionais que desempenham atividades nas empresas do setor privado, portanto, empresas lucrativas. Entretanto, nada impede que as considerações aqui...
tracking img