Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ok


Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância





















PROCESSOS ADMINISTRATIVOS





















Anápolis, 12 de junho de 2012





















Curso: Administração

Período: 3º

Semestre: 1º semestre / 2º bimestre

Disciplina: Processos Administrativos

Tutor (a) EAD:
Tutor(a) Presencial: Ana Flávia Matsui Bessa







































“Planejamento é um processo administrativo

que visa determinar a direção a ser seguida

para alcançar um resultado

desejado”

(Lacombe (2003, p.162).





































Dedicatória

Dedicamos ao nosso grupo,pela perseverança

de persistirem até o objetivo final.











Desenvolvimento
ETAPA 1

O QUE E O PLANEJAMENTO

O  planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, olado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Ou seja o planejamento em uma empresa e a peça fundamental para chegar ao sucesso, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, éa dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das açõesé coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo Xbenefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseadona multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.







QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Existem três tipos de planejamento são eles estratégicos, táticos e operacionais.

O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longoprazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

No segundo nível de planejamento, o tático seu objetivo estratégico e fazer metas nas empresas para o futuro a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis comprojeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Como exemplo temos plano de markentig plano de recursos humanos.

Já os planejamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos...
tracking img