Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Na administração e na contabilidade a matemática é essencial, principalmente sua parte gráfica que é importantíssima para a visualização de lucros, prejuízos e toda a situação econômica da empresa no geral.
Uma empresa precisa ter total controle sobre sua parte financeira ter pleno conhecimento de seus custos, receitas e resultados, por isso precisam calcular.
As operaçõesmatemáticas que unem a necessidade de calcular com a necessidade de visualizar gráficos são as funções sendo elas de 1º grau, 2º grau, exponencial e logarítmica.Cada uma delas com suas características, finalidades e formas de resolução.
Com o intuito de que todos entendam e possam ter onde encontrar explicações que supram suas duvidas é que foi elaborado esse manual que visa explicar e exemplificar asfunções que serão de suma importância ao decorrer de nossa vida acadêmica e profissional.

Funções
Função é uma relação. Se tivermos dois conjuntos, a relação entre eles será uma função se todo elemento do primeiro conjunto estiver relacionado (ligado) apenas com um elemento do segundo conjunto.
Com essa definição podemos dizer que função é um tipo de dependência, um valor depende do outro,matematicamente podemos dizer que função é uma relação de dois valores, por exemplo: f(x) = y, sendo que x e y são valores, onde x é o domínio da função (a função está dependendo dele) e y é um valor que depende do valor de x sendo a imagem da função.
Um exemplo prático de função é: o valor que iremos pagar no final do mês na conta de água e energia de nossas casas está em função (está dependendo) dequanto iremos gastar de m3 de água e quantos KW de energia foram consumidos durante o mês. Essa relação é uma função.
Na matemática, o estudo de função é separado conforme as suas características, como:
• Função do 1º Grau
• Função do 2º Grau
• Função Exponencial
• Função Logarítmica

Função de 1º grau


Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR emIR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0.
Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau:
f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3
f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7
f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0

Gráfico

Toda função podeser representada graficamente e a função do 1º grau é formada por uma reta.Essa reta pode ser crescente ou decrescente,dependendo do sinal de a.

Quando a>0

Isso significa que a será positivo.Por exemplo, dada a função: f(x)=2x-1 ou y=2x-1, onde a=2 e b=-1. Para construirmos seu gráfico devemos atribuir valores reais para x para que possamos achar os valores correspondentes em y. Dizemos quequando a>0 a função é crescente.

Quando a0 o gráfico será crescente.
• Com a 0
Observamos que aparece um termo de segundo grau, ax2. É essencial que exista um termo de segundo grau na função para que ela seja uma função quadrática, ou de segundo grau. Além disso, esse termo deve ser o de maior grau da função, pois se houvesse um termo de grau 3, isto é, ax3, ou de grau superior, estaríamosfalando de uma função polinomial de terceiro grau.
Assim como os polinômios podem ser completos ou incompletos, temos funções de segundo grau incompletas, como:
f (x) = x2

f (x) = ax2

f (x) = ax2+ bx

f (x) = ax2 + c
Pode acontecer de o termo de segundo grau aparecer isoladamente, como na expressão geral y = ax2; acompanhado por um termo de primeiro grau, como no caso geral y = ax2+ bx; ou também unido a um termo independente ou a um valor constante, como em y = ax2 + c.
É comum pensarmos que a expressão algébrica de uma função quadrática é mais complexa que a das funções lineares. Normalmente, também supomos que sua representação gráfica é mais complicada. Mas não é sempre assim. Além disso, os gráficos das funções quadráticas são curvas muito interessantes,...
tracking img