Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO – GESTÃO MERCADOLÓGICAS


UNIDADE DIDÁTICA – ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA


ATIVIDADES
SUGESTÕES PARA ATIVIDADES PRESENCIAIS


MINICASO ADICIONAL




CRIANDO VALOR PARA OS CLIENTES NUMA CLÍNICA AMBULATORIAL




Com o advento da assistência médica administrada, os provedores em todos os níveis estão cada vez mais preocupados emdiminuir os custos sem reduzir substancialmente a qualidade dos serviços médicos e complementares oferecidos. Além disso, a concorrência dentro do setor e novos conceitos de assistência médica, como paramédicos e enfermeiras qualificadas, forçara organizações de saúde, grupos de medicina, empresas farmacêuticas, hospitais e clínicas a se tornarem orientadas para o cliente e a produzirem alto grau devalor percebido para os pacientes.
A Clínica Sulmédica-Cardiologia é parte do plano de saúde Sulmédica.
Esse sistema de assistência de saúde possui e opera seis hospitais e dez clínicas ambulatoriais no Estado de São Paulo. A clínica está localizada em Osasco, cidade que faz divisa com a cidade de São Paulo.
A clínica Sulmédica-Cardiologia recebe cerca de 500 a 600ligações telefônicas por dia e seu quadro de 100 médicos e 10 paramédicos atende uma média de 800 a 1000 pacientes por dia. O seu quadro médico inclui cardiologistas, além de clínicos gerais.
Com essa carga de trabalho, os administradores da clínica estão preocupados com a qualidade dos serviços prestados aos clientes e temem que a situação piore, caso
não sejam adotadas medidas positivas erápidas para assegurar que cada paciente ambulatorial perceba que está recebendo benefícios valiosos.
Além disso, a clínica tem um grande concorrente na área local que tem sido muito agressivo na tentativa de atrair médicos e portadores de planos de saúde Sulmédica.
Assim, a clínica Sulmédica-Cardiologia decidiu contratar um consultor que deve sugerir medidas que a clínica possatomar para ser uma organização orientada para marketing.








Perguntas do Caso


1. Como você aconselharia a clínica Sulmédica-Cardiologia a abordar seu objetivo de ser mais orientada para marketing?
R: Investir na qualidade do serviço prestado, atendendo bem o cliente, em um local limpo, de boa aparência, com conforto e qualidade no atendimento, principalmente nasala de espera.


2. Como consultor de marketing, que questões amplas você julga importantes que a clínica Sulmédica-Cardiologia aborde?
R: fazer entrevistas com os pacientes, procurando saber qual área deve melhorar, identificar os problemas, e trazer os benefícios, procurando solucionar os problemas, e a qualidade do serviço prestado.


3. Quais, especificamente, vocêconsidera as áreas em que a clínica pode aumentar o valor percebido para os pacientes?
R: Na recepção de pacientes, ao entrar na clinica desde o atendimento de pré-consulta, na sal de espera, quando o paciente está esperando ser atendido, em um local agradável, limpo, confortável, com revistas, café, água, televisão, etc. E também no atendimento médico, se o médico é agradável, se atende bem,tem conhecimento pleno da área, e se ela é realmente capacitado para estar ocupando aquele cargo.



RESENHA 01
CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA.


Com o fechamento da aula pude compreender que Mercadologia, comercialização ou marketing é o conjunto de atividades que visam orientar o fluxo de bens e serviços do local onde são gerados para os consumidores ouusuários. Em sentido mais estrito, é o conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado presente e potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas. Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, a mercadologia tem importância secundária, mas quando a empresa produz para o mercado, precisa prever o que, quando,...
tracking img