Matemática financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prezados Alunos,

TCD – MATEMÁTICA FINANCEIRA

TEMA:
Explique o raciocínio do cálculo do valor atual como parâmetro da tomada de decisão de compra.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

TEMA: RACIOCINIO DO CALCULO DO VALOR ATUAL COMO PARAMETRO DA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA
TÍTULO: FORMAS DE PAGAMENTOS

OBJETIVO: O QUE PRETENDE ALCANÇAR COM ESTE TRABALHO.
(LEMBRE-SE: O VERBO DEVEESTAR NO INFINITIVO)

Demonstrar os parâmetros utilizados na tomada da decisão de compra, ou seja, decidir comprar a vista ou a prazo. A resposta para esta dúvida pode ser requerida através das diversas formas de cálculos fornecidos pela matemática financeira, já que o mercado atual também possui infinitas propostas para seus consumidores.

JUSTIFICATIVA: EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DO TEMA EMQUESTÃO.

A pesquisa realizada vem avaliar como o dinheiro está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.
Na atual economia, que se diz globalizada, não se adquire um produto ou serviço, em que o aspecto financeironão seja um dos mais relevantes para sua execução.
Enfim, são números, índices e taxas que em princípio nos parece saídos de algum caldeirão alquímico, mas que na verdade são sempre variações sobre o mesmo tema: Estatística, matemática pura e matemática financeira.

INTRODUÇÃO: APRESENTAR O ASSUNTO DE FORMA CLARA E SUCINTA.

Discute se cada vez mais o último IGP, a inflação ou deflação, a taxade juros básicos da economia. Para exemplificarmos melhor imagine a decisão entre comprar aquele fogão em 10 vezes “sem juros” ou pouparmos o dinheiro para comprarmos o mesmo produto à vista. Quais os custos envolvidos nessa decisão? Como avaliar monetariamente a decisão? Quantas vezes já nos vimos diante deste e de outros dilemas, que podem parecer simples, mas, se você não possuir algunsconhecimentos básicos, parecem insolúveis.
Então, a matemática financeira se ocupa em estudar e fornecer as tais ferramentas adequadas para a tomada de decisão com a maior precisão possível. Se na vida pessoal já temos que tomar decisões que nos afetarão por um bom tempo, imagine na vida de uma empresa cujo faturamento, na maioria das vezes é bastante superior a renda de uma família. Note que asdecisões são, basicamente, as mesmas. O que muda são os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos. Assim, o estudo da matemática financeira se reveste de vital importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual tal qual ele se apresenta: Fluxos de capital em corrente pelo mundo, tornando economias, hoje estáveis, em instáveis de uma hora para outra. Decisões decunho social, sendo tomadas considerando como mais relevantes aspectos financeiros. Enfim, o dinheiro ditando as regras em quase todos, senão todos os aspectos de nossas vidas. Já não cabe discutir se isso é bom ou mau, até porque não dá para se discutir aquilo que não entendemos. Cabe-nos tentar compreender essa nova realidade, da melhor maneira possível para, aí sim tentarmos alterá-la para o quejulgamos melhor.

DESENVOLVIMENTO: APRESENTAR EM LINHAS GERAIS O TEMA SUGERIDO PELO TUTOR (ON LINE).

A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral. Para tanto, utiliza uma série de conceitos que precisam ser dominados claramente.
Montante: é a soma do capital (Principal) com o juro relativo ao período de aplicação. Suafórmula é S = C + j ou S = C (1 + x n)
Juro Composto: é aquele que, a partir do segundo período financeiro é calculado sobre o Montante do período anterior. O Juro é composto quando a cada período os juros são incorporados ao Principal e o novo Principal passa também a render juros. Fórmula:
J = C x ((1 + i) numero -- 1)
Taxas Equivalentes: fazem com que o Capital produza o mesmo Montante, no...
tracking img