Matemática financeira e estatistica: conceito e aplicação

Páginas: 10 (2299 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
INSTITUTO PROMINAS/FINOM
Redner Roberto Fraga

A COMPREENSÃO DOS JUROS SIMPLES NO COTIDIANO

BOM JESUS
2011
INSTITUTO PROMINAS/FINOM
Redner Roberto Fraga

A COMPREENSÃO DOS JUROS SIMPLES NO COTIDIANO
Artigo Científico encaminhado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Matemática Financeira

BOM JESUS
2011

ACOMPREENSÃO DOS JUROS SIMPLES NO COTIDIANO
Redner Roberto Fraga

RESUMO
Este artigo científico objetiva esclarecer acerca das situações nas quais a aplicação do cálculo dos juros simples pode ser empregada no cotidiano do cidadão comum, uma vez que a aplicação de tal conhecimento é base para o uso da matemática financeira no contexto real da sociedade que são as situações de compras mensais eaplicações bancárias simples. Muitas são as dúvidas que surgem quando é proposto ao cidadão que ele avalie os juros simples que regem as situações econômicas que ele vivencia em seu dia – a – dia; portanto é preciso que sejam levantadas propostas para o desenvolvimento desta “educação financeira” com a finalidade de diminuir os problemas enfrentados por diversas famílias que não conseguemcompreender a ação dos juros em seu orçamento. Devido a esta grande dificuldade de compreensão acerca dos trâmites da matemática financeira no decorrer das atividades financeiras mensais que geralmente são os fatores cruciais da instabilidade econômica familiar é que este trabalho foi elaborado. Este artigo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica com a intenção clara de trabalhar a teoria damatemática financeira no contexto diário.

Palavras – chave: Matemática. Juros simples. Sociedade. Cotidiano.

Introdução

Uma ferramenta muito útil na análise das alternativas de investimentos ou financiamento de bens de consumo é a Matemática Financeira, um estudo que consiste em empregar os procedimentos da matemática para simplificar operações financeiras em um determinado fluxo de caixacom o objetivo de fazê-lo mais acessível principalmente em situações corriqueiras tais como o controle dos gastos pessoais ou o orçamento doméstico. O que é possível argumentar é que a presença da matemática financeira é tão constante na vida das pessoas que elas nem ao menos se dão conta da importância deste conhecimento em seu cotidiano.
Desta quase necessidade diária concebe-se a perspectivade que a aplicação da matemática financeira seja uma ação destinada aos economistas, contadores ou matemáticos – apenas; o que está fora da realidade comum, pois a aplicabilidade da matemática financeira extrapola o contexto puramente acadêmico, ela é fruto da necessidade corriqueira de ação econômica do ser humano.
O objetivo deste trabalho é então elencar as fórmulas e as situações maiscorriqueiras do uso da matemática financeira no contexto diário de qualquer cidadão comum, avaliando situações reais de aplicação do juro simples e como esta aplicação pode render frutos da economia doméstica, nas aplicações e transações bancárias ou mesmo nas compras regulares de uma pessoa.
A justificativa é então a necessidade de compreensão do juro simples e em que situações seu cálculo pode ser umamaneira simples de o cidadão avaliar a possibilidade de uma compra ou de uma aplicação financeira.
A aplicabilidade da matemática financeira é muito vasta, mas a sua compreensão apenas dar-se-á na medida em que o estudo da matemática for desmistificado e tornar-se amplamente acessível a toda e qualquer pessoa.
Para WENGER (2006) a aprendizagem é entendida como engajamento em práticas sociais,processo pelo qual aprendemos e nos tornamos quem somos. Desta forma é fato entendido que a matemática financeira acaba por revelar as práticas sociais dos consumidores de determinadas regiões tal como a linguagem evidencia o ouso ou o desuso de determinadas palavras como reflexo das ações de determinados grupos sociais.
Os juros simples são uma forma de determinar que a matemática financeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito e aplicação da estatistica
  • Aplicação da matemática financeira
  • Aplicação da matematica financeira
  • A aplicação da matemática financeira
  • A aplicação da matemática financeira
  • A Aplicação da Matemática Financeira
  • Áreas de aplicação da matemática financeira
  • A Aplicação de Matemática Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!