Matemática em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ensino da Matemática tem estado imerso, nas últimas décadas, em repensares da prática pedagógica e das visões curriculares. O currículo dessa disciplina na maioria dos países tem enfocado a resolução de problemas como metodologia central da aprendizagem matemática. As recomendações desses documentos têm apresentado vários pontos em comum, ressaltando que os alunos constroem seusconhecimentos matemáticos através da investigação e da interação.
Com o intuito de investigar as atividades lúdicas no ensino da matemática, a sua importância com recurso didático, onde podemos lançar mãos do brincar, dos brinquedos, dos jogos e passeios, para demonstrar aos alunos aquilo que na matemática parece abstrato, trazendo contribuições e subsídios com uma reflexão,teórico-prático, possibilitando discussões aos interessados na matemática, numa perspectiva de apropriação e construção do conhecimento Profissional dos professores, tendo em vista o fazer docente de forma significativa. O trabalho com a matemática em sala de aula representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimulante para o aluno. Geralmente asreferências que o professor tem em relação a essa disciplina vêm de sua experiência pessoal. Muitos deles afirmam que tiveram dificuldades com aquela matemática tradicionalmente ensinada nas escolas, que tinha como objetivo a transmissão de regras por meio de intensiva exercitação.
Segundo Campos (1986) "A ludicidade poderá ser a ponte facilitadora, desde que o professor reavalie o seu fazerdocente, questionando-se sobre sua forma de ensinar relacionando a utilização do lúdico como fator motivante de qualquer tipo de aula".
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem e estimular aautoconfiança e a organização, concentração e a socialização.

JUSTIFICATIVA

Para desenvolver habilidades de elaboração de um raciocínio lógico e fazer uso competente desses recursos que estão à disposição no seu dia-a-dia e para que possa ser usado no cotidiano dentro e fora da escola. "A criança é considerada um ser que constrói seu próprio conhecimento e o meio é o agente facilitador dessaaprendizagem". Acreditamos que a escola deve estar preocupada em propiciar situações de ensino que possibilite aos alunos percorrerem este caminho valorizando a utilização do lúdico nas atividades escolares. A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes, e por isso depende de muita imaginação para definir seus conceitos, tornando-se necessário aos processos pedagógicos considerar aimportância de se ampliar a experiência das crianças a fim de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras, sendo relevante evidenciar a importância de se resgatar a imaginação na constituição do processo de abstração do aluno nas aulas de matemática. A nossa intenção é de informar aos professores das séries iniciais do ensino fundamental para que eles possam estar interagindo com seus alunos deforma lúdica e simultaneamente, auxilia-los a apropriar-se de conhecimento matemático fundamentais na escola e na vida.

OBJETIVO

Desenvolver as novas metodologias para o ensino-aprendizagem de matemática para alunos das séries iniciais, otimizando o desenvolvimento cognitivo do aluno e a formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso deresponsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal. A partir desses pressupostos, temos o objetivo de promover reflexões teórico-metodológicas sobre a abordagem dos blocos de conteúdos (números e operações; espaço e formas; grandezas e medidas; tratamento da informação) através do trabalho com projetos, no qual enfatizamos o desenvolvimento do raciocínio combinatório e dos pensamentos...
tracking img