Matemática em sala de aula

INTRODUÇÃO

O ensino da Matemática tem estado imerso, nas últimas décadas, em repensares da prática pedagógica e das visões curriculares. O currículo dessa disciplina na maioria dos países temenfocado a resolução de problemas como metodologia central da aprendizagem matemática. As recomendações desses documentos têm apresentado vários pontos em comum, ressaltando que os alunos constroem seusconhecimentos matemáticos através da investigação e da interação.
Com o intuito de investigar as atividades lúdicas no ensino da matemática, a sua importância com recurso didático, ondepodemos lançar mãos do brincar, dos brinquedos, dos jogos e passeios, para demonstrar aos alunos aquilo que na matemática parece abstrato, trazendo contribuições e subsídios com uma reflexão,teórico-prático, possibilitando discussões aos interessados na matemática, numa perspectiva de apropriação e construção do conhecimento Profissional dos professores, tendo em vista o fazer docente de formasignificativa. O trabalho com a matemática em sala de aula representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimulante para o aluno. Geralmente asreferências que o professor tem em relação a essa disciplina vêm de sua experiência pessoal. Muitos deles afirmam que tiveram dificuldades com aquela matemática tradicionalmente ensinada nas escolas, quetinha como objetivo a transmissão de regras por meio de intensiva exercitação.
Segundo Campos (1986) "A ludicidade poderá ser a ponte facilitadora, desde que o professor reavalie o seu fazerdocente, questionando-se sobre sua forma de ensinar relacionando a utilização do lúdico como fator motivante de qualquer tipo de aula".
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico,estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem e estimular a...
tracking img