Matemática crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1- Capítulo 1
1.1 Quebra de paradigma

2- Capítulo 2
2.1 Cotidiano

3- Capítulo 3
3.1 Ensino ativo

4- Capítulo 4
4.1 Matemática crítica

5- Capítulo 5
5.1 Metodologia criativa

6- Conclusões

7- Referências

1- Capítulo 1

1.1 - Quebra de paradigma

O ensino da matemática na forma tradicional torna o ato de estudo umverdadeiro sofrimento para o aluno, onde muitas das vezes pessoas diante da dificuldade de efetivar aprendizagem, acabam rotulando a matemática como algo impossível de se aprender, muito menos de utilizá-las em suas vidas. Isso acontece devido a adoção pelo professor da prática ultrapassada chamada de paradigma do exercício (SKOVSMOSE, 2000), onde o ensino da matemática se dá mediante a execução deexercícios rotineiros para fixação da lição aprendida, ensinada previamente pelo professor.
Para que ocorra uma matemática crítica reflexiva, o paradigma deve ser rompido, onde o ensino da matemática tenha uma abordagem investigativa, questionadora, onde o próprio ambiente de aprendizagem apresente oportunidades para novos caminhos e reflexões por parte dos alunos.
O paradigma “do exercício”nomeado por FREIRE, pode ser contraposto a uma abordagem de investigação, que pode tomar muitas formas como o trabalho de projeto, onde promova a consciência do aluno do que está sendo aprendido.
A matemática crítica tem a intenção de desmistificar os conteúdos que são ensinados pelos professores em classes regulares onde muitas vezes eles não estão preocupados com o que está sendo ensinado e nemcom a forma que isso acontece. Na educação matemática crítica os conteúdos não são considerados neutros, livres de amarras e contextos que propiciaram o seu surgimento. Pelo contrário, todo e qualquer conhecimento tem uma história, uma razão de ser, e atende a determinados interesses. Quando o professor os ensina não levando em conta tudo o que esse conhecimento representa, está se comportandocomo mero reprodutor desse conhecimento, que não foi desenvolvido por ele, cuja história não conhece. Os alunos, sem saberem de tudo que pode estar envolvido no conteúdo acabam aceitando-o de maneira como ele é representado, sem dúvidas, como uma verdade incontestável. E como cidadãos que são, acabam por deixar-se formatar pela matemática na qual estão inseridas, tomando suas decisões em sociedadede maneira condicionada e não crítica.
Diante das novas necessidades da sociedade os profissionais de educação precisam quebrar paradigmas e mudar suas atitudes, deixando de lado o ensino-aprendizagem de forma tradicional, criando uma matemática crítica, na qual forneça aos estudantes instrumentos que os auxiliem, tanto na análise de uma situação crítica, quanto na busca por alternativas pararesolver a situação. Nesse sentido, deve-se não somente ensinar aos alunos a usar modelos matemáticos, mas antes levá-los a questionar o porquê, como, para quê e quando utilizá-los.
A matemática ensinada no ensino-aprendizagem na forma tradicional, está impregnada de ideologia da certeza matemática na qual ela é implantada também nas nossas vidas, fazendo as pessoas aceitarem a ideologiaimplantada em nossas mentes, realizada pela elite de nossa sociedade, que pretende manter as coisas do jeito que está, onde as pessoas não exerçam seus direitos de cidadãos, sendo alienados, e exercendo atitudes passivas diante dos fatos.
A matemática não pode ser e ter a palavra final, porém deve servir para construir argumentos. Ela não serve só para resolver problemas, e sim para criar condiçõesefetivas, que favoreçam a reflexão e a compreensão das questões. Ela também pode apresentar informações que reflitam questões significativas na sociedade e que na maioria das vezes não são aproveitadas pelo professor. É importante perceber as questões econômicas por trás das fórmulas matemáticas, assim como a grande importância da matemática na sociedade. Os problemas matemáticos para ter...
tracking img