Matemática - cead - vitória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-UNIDERP
Centro de Educação à Distância




Matemática

Vitoria – ES
14/09/2012
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo de estabelecer formas de compreensão dos conceitos matemáticos da disciplina, estabelecendo interface com a situação de uso real no âmbito das atividades da área de Ciências Sociais, montando uma microempresa em que os custos, asreceitas, os lucros, entre outras variáveis sejam avaliadas e monitoradas pelo auxilio da matemática.

O tema principal abordado é a elaboração de uma microempresa locadora de vídeos, com o auxilio do estudo matemático e administrativo para a sua constituição e aprimoramento.

OBJETO DA PRODUÇAO

O objeto de produção principal é a locação e compra de DVDs e Blue-Ray. O objeto de produção secundariasão produto de conveniência.


JUSTIFICATIVA DA VIABILIDADE DO SERVIÇO

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os serviços e os produtos de uma Vídeo locadora, existe então uma oportunidade de negócio. Além disso, a justificativa vem da comodidade de ter o cinema em casa, longe das aborrecidas e estressantes filas. Os aparelhos de DVDs eBlue-Ray estão cada dia mais acessíveis a grande parcela da população, principalmente a da classe média, e o aluguel de DVDs representam um custo muito baixo para o orçamento deste público comparado ao preço dos cinemas.

O mercado de vide locadoras requer do empreendedor um acompanhamento periódico no que tange aos lançamentos de filmes, para que o acervo esteja sempre atualizado. Embora asTVs a Cabo e a internet a possam, com o maior leque de oferta de programas, "roubar" clientes tradicionais das Vídeo locadoras, elas não são substitutas perfeitas para o tipo de entretenimento que estamos analisando. O cliente de Vide locadora, em geral, gosta de assistir ao filme de sua escolha no horário mais apropriado ao seu ritmo de vida, sem ficar sujeito às programações impostas pela TV.Produto. É fundamental observar a clientela, para saber escolher o filme certo para os clientes da loja. Também é importante diversificar o material à venda, com a oferta, por exemplo, de videogames, produtos de conveniência (refrigerantes, cervejas, salgadinhos industrializados), etc.

EQUIPAMENTOS NECESSARIOS

O estabelecimento para constituir a vide locadora tem aproximadamente 250 metrosquadrados.
Os equipamentos são: prateleiras grandes de 8 a 12 paralelas, aparelhos de DVD e Blue Ray, Balcão de atendimento, computador, cadeiras, monitores, uma TV grande colocada no centro da loja- em frente à porta de entrada central- passando os filmes de lançamentos, materiais de escritório, entre outros. Posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento,depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto tem que se considerar tanto o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo (vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros).

FUNCIONARIOSA vide locadora tem 04 funcionários, sendo eles: um diretor (e dono da microempresa) e quatro atendentes.
Os turnos são divididos em escalas de revezamento de 06 em 06 horas, ou seja, cada funcionário, incluindo o diretor, trabalha seis horas por dia, seis vezes por semana, sendo que cada dia de funcionamento da loja, sempre terá 2 funcionários trabalhando.
As funções do trabalho sãodivididas da seguinte forma: o diretor cuidará do processo administrativo das finanças, dos pagamentos de imposto, dos pagamentos de funcionário, compra, venda e negociação das mercadorias, supervisão dos funcionários, motivando e ajudando no treinamento. Já os atendentes cuidarão do processo mais operacional, atendendo e ajudando os clientes na escolha dos filmes, trabalhando com os cadastros de...
tracking img