Matd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de M.A.T.D.

Caracterização de personagens do texto «a minha amiga Marta»

Caracterização da personagem «Marta».
Marta é uma mulher de trinta anos, que vive para o trabalho e para a sua filha. Trabalha na Vodafone como relações públicas, onde ganha bastante bem. A sua filha é a sua grande missão. Fruto de um namorado de escola, quando tinha apenas dezassete anos.
A Marta diverte-seem duas grandes funções da sua vida, uma é o seu emprego, que lhe permite ter uma boa vida e de proporcionar uma vida melhor à que ela teve, tal como estudar num dos melhores colégios privados de Lisboa e ter aulas de violino na academia.
A insegurança de Marta desde que a sua filha fez treze anos e começou a namorar com um rapaz mais velho de dezassete anos, chegando agora frequentemente a casatarde. Os estudos ficaram para trás e só vive para o seu namorado, Marta tem como único apoio, o seu amigo e colega Miguel, que estudou com ela e é agora também seu colega de trabalho, a que Marta chama carinhosamente de ‘ mano’.
A falta de amigas, para que Marta troque experiências e problemáticas da idade em relação a educação dos filhos, leva a que ela se sinta muito frágil e insegura nestecampo. O seu amigo Miguel pouco a pode ajudar, pois a sua experiência de educação é muito pouca, visto o seu filho ter apenas cinco anos. Mas a Marta apesar de não ter conselhos do seu amigo Miguel, tem apoio de quem a ouve e pelo menos lhe dá alguma motivação para estar árdua tarefa de educar …

Caracterização da personagem «Miguel»

Miguel é um rapaz se trinta e um anos é divorciado, vive sozinho,tem um filho de cinco anos, o Diogo fruto da sua última relação. Tem um bom emprego, na Vodafone, já há quase dez anos como director de publicidade, em que ganha muito acima da média.
Sempre teve uma boa vida, tem um apartamento T5 no parque das nações, com vista para o rio e sempre teve carros topo de gama e muitas namoradas. Acabou por se “acalmar”, quando conheceu e se apaixonou por Sofia, mãedo seu filho. A relação de Miguel com Sofia não durou muito, apenas seis anos, o Miguel não deixou o seu instinto mulherengo, criando muitas discussões até a ruptura total da relação.
Miguel é colega de Marta na Vodafone, o que tem em comum para além de grandes profissionais são muito amigos, ao ponto de se considerarem quase irmãos.
Miguel é o “grande pilar” de Marta, face aos problemas que elatem com a filha, é ele que a tenta ajudar com conselhos. Mas face à sua pouca experiência, pois o seu filho só tem cinco anos, passa-lhe motivação e uma atitude positiva, para que Marta fique mais tranquila e veja de forma mais positiva a difícil tarefa de educar um filho.

Sinopse

Miguel, com os seus trinta e um anos, sente-se mais velho que a idade que tem. Com um filho de cinco anos, que vivecom a mãe, desde o seu divórcio, sente já a grande responsabilidade que é a educação que tem de dar ao seu filho.
Toca o telefone, Miguel acorda assustado, olha para o despertador, são seis e quinze, a televisão está ligada, a mesma que à umas horas atrás, o ajudou a adormecer. É a sua amiga Marta, com mais um problema em relação à sua filha. Desta vez a Inês (filha de Marta), “bate um novorecord” chegando a casa às seis da manhã. Marta desesperada, espera um conselho de Miguel, ele não sabe o que lhe dizer, se é ou não normal, a Inês de treze anos chegar a casa às seis da manhã. Ao acordar assustado com o telefone e com o problema da amiga, Miguel começa a pensar na problemática de educar um filho e de tudo o que lhe espera em relação ao seu filho. Ele não sabe o que dizer a Marta, mas nãoa deixa desanimada e moraliza-a, para que ela sinta esperança, que tudo há-de correr bem…

Análise da temática do texto “ A minha amiga Marta”.

O texto conta que uma pessoa (o narrador) recebe um telefonema da sua amiga Marta. A Marta está aflita, pois a sua filha só chegou a casa às seis da manhã e pede opinião ao amigo, sobre o assunto.
O narrador não tem consciência de qual é a hora...
tracking img