Matas ciliares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Matas Ciliares
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância das matas ciliares nas margens de cursos de água é conhecida como mata de galeria também e tem sido usado para classificar as diversas formações vegetais,inclusive as estreitas faixas de floresta ocorrentes nas margens dos rios.As matas ciliares são formações florestais as margens de ambientes aquáticos.
Oprojeto apresentado e a recomposição das margens do Rio XV de Novembro que se localiza em Vila Santo Antônio do XV município de Nova Venécia E.S com o objetivo de diminuir o assoreamento neste riacho com a finalidade de mostra a importância da mata ciliar para o equilíbrio ambiental e também para os cursos de água.
Os produtores desta região estão recebendo o apoio dos alunos do curso técnico emMeio ambiente da escola local e da Secretaria de Meio ambiente deste Município.
As matas ciliares foram reduzidas e destruídas drasticamente, normalmente estão reduzidas a vestígios, apesar de ser garantida pelo Código Florestal.
As matas ciliares são essenciais ao equilíbrio ambiental é devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento sustentável garantido o equilíbrio ambiental.A mata ciliar está compreendida em área de preservação permanente (APP), que consiste em uma faixa estabelecida ao longo dos cursos de água, nascente e reservatórios.
Mata ciliar é como os cílios que protegem os nossos olhos, as matas no entorno dos rios, lagos, riachos, córregos e nascentes protege as nascentes de água e os animais aquáticos, evitando a erosão das margens, funcionando comofiltro aos agentes poluidores, servindo de refúgio às aves e animais, favorecendo a criação de corredores de biodiversidade, preservando a biodiversidade da flora, dentre outras funções. São assim, de grande importância para a preservação da qualidade da água que consumimos.


Mata Ciliar a principal função:


Controlar a erosão nas margens de cursos de água evitando e minimizando os efeitos deenchentes e assoreamento.
Manter a quantidade e a qualidade da água através da filtragem.
Auxilia na proteção da fauna local.


Educação ambiental


Conscientização social da importância das matas ciliares.
Recuperação das matas ciliares.


Justificativa


Eu escolhi este tema para fazer meu trabalho de conclusão de curso devido à grande importância que as matas ciliares têm emprotege os cursos de água, funcionando como filtro retendo poluentes como agrotóxicos e sedimento como areia e terra que chegaria ao curso de água, a mata ciliar é de fundamental importância para o equilíbrio aquático.
No entanto mesmo protegida pela lei as matas ciliares não foram poupadas da degradação.
A população Ribeirinha que vive as margens do Rio XV de Novembro sempre sofre com alagamento emseus domicílios no período de enchentes devido ao assoreamento deste rio, causando assim prejudicando a população local que fica desabrigada neste período.


Objetivo Geral


* Recuperar as matas ciliares degradadas.
* Contribuir para o bem estar humano, da fauna e flora.


Objetivo Específico


* Diminuir Assoreamento.
* Contribuir para a proteção das nascentes e mananciais.
*Manter a qualidade e quantidade da água.
* Auxiliar na proteção da fauna e flora.
* Formar corredores naturais que garantam o fluxo entre populações silvestres que sofrem fragmentação e isolamento .
* Conscientizar a população da necessidade das matas ciliares.


Hipótese


As pastagens é a principal razão da destruição das matas ciliares devido estas áreas possui maior umidade na beira deriachos que permite melhor desenvolvimento de pastagens e devido essa razão os fazendeiros recorrem a essa opção mais simples achando que é a melhor solução para o desenvolvimento da sua fazenda, mas infelizmente esquece que as matas ciliares tem uma grande importância no ciclo biológico da água e também diminui problemas de degradação como erosão.
As matas ciliares permitem aos proprietários...
tracking img