Mata dos cocais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Ocupações e instalaçõe
A Mata dos cocais está situada entre uma zona de transição dos biomas da Amazônia e da caatinga nos estadosdo Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e norte do Tocantins.
A ditadura militar no Brasil (1964-1984) estimulou a instalação econômica de manufaturas como aquímica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, madeira, entre outros.Além do turismo com construções históricas como o mercado Ver-o-Peso.
O desenvolvimento de Unidades Federais começaram a serem instaladas a partir de 2001, como as reservas biológicasde Tapirapé e Gurupi e a floresta nacional de Carajás, que atualmente é conservada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
-------------------------------------------------
Relevo
Esta zona temmuitas formas de relevo, como a planície, as depressões, o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares.
A formação do solo é laterítica "formadacom óxidos de ferro e alumínio", além das estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além daargila caulim.
A condição do solo para as atividades agrícolas são regulares, porém em algumas áreas do Pará e Tocantins há um boa reserva de nutrientes para a agricultura e nas áreas do Maranhão ePiauí, e solos com excesso de alumínio e uma alta salinidade nos mangues.(é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiõestropicais e subtropicais)
-------------------------------------------------
Vegetação e flora
A vegetação da Mata dos Cocais é composta de florestas tropicais e amazoneses secundários, ou, florestas"reconstituídas pós-desmatamento". São muitas características destesbiomas como:
* A maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti,
* A biodiversidade de espécies de...
tracking img