MAT03032010152344

1804 palavras 8 páginas
Meios de Expressão e
Representação I

Aula 3

Introdução ao Desenho
Técnico
Normas para Desenho
Técnico
Profª Eloane Ferreira

Normas Técnicas
1- HISTÓRICO
Desde suas origens o homem comunica-se através de grafismos e desenhos, onde o homem representava não apenas o mundo que o cercava, mas também as suas sensações: alegrias, medos, danças, etc. A comunicação através do desenho, foi evoluindo, dando origem a duas formas de desenho: um é o desenho artístico, que pretende comunicar idéias e sensações, estimulando a imaginação do espectador; e o outro é o desenho técnico, que tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões.

Normas Técnicas
2 - DESENHO TÉCNICO
É a linguagem gráfica em que se expressa e registra as idéias e dados para a construção de objetos, edificações, estruturas e etc...
É caracterizado pela sua normatização e a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informações referentes ao projeto.

Normas Técnicas
3. NORMAS BRASILEIRAS DE DESENHO TÉCNICO

Padronizam e normatizam os elementos que envolvem o desenho técnico. Em todo território nacional o desenvolvimento de um desenho sempre seguirá as mesmas diretrizes.

ABNT
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Normas Técnicas
A representação gráfica do desenho em si corresponde a uma norma internacional (sob a supervisão da ISO –
International Organization for Standardization). Porém, geralmente, cada país costuma ter suas próprias normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são aprovadas e editadas pela ABNT (Associação Brasileira de
Normas Técnicas), fundada em 1940 e registradas pelo
INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras - NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

Normas Técnicas

Normas Técnicas

Normas Técnicas
3.1 PRINCIPAIS NORMAS
NBR-6492 -

Relacionados