Mat RiaA Car

1341 palavras 6 páginas
Açúcar

Novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que somente 5% do total de calorias ingeridas ao dia provenham do açúcar, metade do que o órgão sugeria há dez anos, quando sua última diretriz sobre o tema foi divulgada.
Essa porcentagem equivale a 25 gramas de açúcar por dia, aproximadamente seis colheres de chá, ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para o consumo adulto diariamente.
Tal redução visa intensificar a luta contra obesidade e doenças dentárias. O índice de crianças e adolescentes obesos aumentou 240% no Brasil nos últimos 20 anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Força Tarefa Latino-Americana de Obesidade (entidade que reúne as principais sociedades de combate ao excesso de peso na região), hoje há 70 milhões de pessoas acima do peso na América Latina. O problema é causado, entre outras coisas, pelo excesso de preparações e alimentos gordurosos, o consumo excessivo de doces e refrigerantes.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer limitar o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, como o ketchup ou as bebidas açucaradas com gás. Uma colher de sopa de ketchup representa 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas, o equivalente a 4 colheres de café. Para isso, propõe medidas como uma melhor rotulação dos alimentos, na qual se inclua a quantidade de açúcares ocultos.
Também defende menos "campanhas publicitárias tendo as crianças como público-alvo, para produtos com grande conteúdo deste tipo de açúcares".
Para a entidade, governos precisam restringir a publicidade para crianças de refrigerantes e de alimentos processados, além de elevar impostos sobre produtos com altos valores de açúcar.
A recomendação da OMS não inclui o consumo de frutas e legumes em seus cálculos e nem o açúcar presente no leite. Para os especialistas, o valor se refere aos açucares tratados são os monossacarídeos, como glucose e frutose adicionados em bebidas e alimentos.
A

Relacionados

  • Dicionário de negócios
    68624 palavras | 275 páginas
  • recordes do mundo
    20858 palavras | 84 páginas