MAT RIA PARA ESTUDO DE CONCURSO DO TJDFT

2106 palavras 9 páginas
MATÉRIA PARA ESTUDO DE CONCURSO DO TJDFT
Lei 8.112
Português
Lógica
Direito Constitucional
Atualidades
Informática
Direito Penal
Regimento Interno TJDFT
Direito Administrativo
Conhecimentos específicos; Armamento, Tiro, Defesa Pessoal, Prevenção e combate a incendio, Proteção de autoridades

-------------------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------
Está em vigor a Resolução Conjunta que regulamenta o porte de armas para agentes de segurança do Judiciário e do Ministério Público. A medida visa aumentar a segurança de procuradores, magistrados e outros servidores públicos desses ramos em virtude de suas funções. O texto da Resolução Conjunta 4, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Ministério Público, também é aplicável ao próprio CNJ e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Pelo texto, o presidente do tribunal e o procurador-geral de cada ramo ou unidade do Ministério Público, designarão os servidores de seus quadros pessoais no exercício de funções de segurança que poderão portar arma de fogo, respeitado o limite máximo de 50% do número de servidores nessa função.
Entre os pontos regulamentados pela norma também está o tempo de validade do porte de arma de fogo. O porte terá prazo máximo de validade de três anos, podendo ser renovado, cumpridos os requisitos legais, e revogado, a qualquer tempo, por determinação do presidente do tribunal ou do procurador-geral de cada ramo do Ministério Público.
Também de acordo com a norma, é proibida a utilização e o porte de arma institucional fora dos limites territoriais de atuação da respectiva instituição, ressalvadas as situações previamente autorizadas. As armas de fogo institucionais e seus respectivos registros também deverão indicar a instituição a que pertencem.
Leia a íntegra da Resolução Conjunta 4, de 28 de fevereiro de 2014:
Regulamenta, no âmbito do Poder Judiciário e do Ministério Público, os arts. 6º, inciso XI,

Relacionados

  • UM ESTUDO DE GÊNERO EM PROCESSOS DE HOMICÍDIOS DE MULHERES COM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
    28969 palavras | 116 páginas
  • EXERCÍCIO DE DIREITO CONSTITUCIONAL
    29915 palavras | 120 páginas
  • Advogado
    83779 palavras | 336 páginas