mat financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa quepermite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o "melhor do melhor" e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
O benchmarking surgiucomo uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa. A competitividade mundial aumentou acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas a realizarem um contínuo aprimoramentode seus processos, produtos e serviços, visando oferecer a alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atuam. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido,sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, pois elas se encontram presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do benchmarking, comotodo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constantedesde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo).
A empresa interessada em implantar o benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude,diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente em relação àaplicação do processo.
Uma vantagem do benchmarking é que o processo muda a maneira de uma organização pensar sobre a necessidade voltada para melhoria. O benchmarking fornece um senso de urgênciapara melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que uma equipe reconhece oportunidades de melhorias,...