Mastitite puerperal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MASTITE PUERPERAL
É uma inflamação da glândula mamária causada pelo acúmulo de leite, pode ou não ser acompanhada por uma infecção; na maioria das vezes as fissuras no mamilo são as portas deentrada da bactéria Staphylococcus aureus, agente etiológico mais comum.
FISIOPATOLOGIA
Quando se esgotam os mecanismos de proteção da lactante contra infecção e a estase não é resolvida, o processoinflamatório e o crescimento bacteriano se instalam. A aderência bacteriana pode ser facilitada pelo menor movimento do leite.

QUADRO CLÍNICO
* Aumento do volume da mama
* Edema da pele
* Febre* Dor
* Hiperemia
* Mal estar geral
* Fadiga, calafrios
* Prostração
* Retração mamilar e
* Até abcessos e septicemia

EXAMES DIAGNÓSTICOS
O diagnóstico é basicamente clínico,baseado na história apresentada pela paciente e nos sinais descritos acima e pela contagem de leucócito e bactéria encontrados no leite . Nos casos que têm uma evolução desfavorável, com formação deabscessos, a ultra-sonografia pode contribuir para melhor localizar as regiões da mama que deverão ser drenadas.
TRATAMENTO

*
* Amamentação frequente e/ou extração para aliviar o ingurgitamento eestimular o fluxo de leite
* Descanso
* Massagem do peito, especialmente da zona afetada
* Colocar compressa fria no peito durante 15 minutos, 5 vezes ao dia.O gelo aliviará a dor ediminuirá o ingurgitamento.
* Talvez seja necessária medicação, consulte o seu profissional de saúde.
PROGNÓSTICO

As medidas que visam impedir o aparecimento das fissuras e do ingurgitamento mamário,precursores da mastite, contribuem de forma direta na prevenção desta intercorrência puerperal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O enfermeiro dentro da equipe de saúde tem o papel fundamental ao educar eorientar sua equipe de trabalho, capacitando-os a atuar tanto na parte educativa quanto assistencial; fazendo com que a puérpera sinta acolhida pelos mesmos. A importância das orientações durante o...
tracking img