Mastitite puerperal

333 palavras 2 páginas
MASTITE PUERPERAL
É uma inflamação da glândula mamária causada pelo acúmulo de leite, pode ou não ser acompanhada por uma infecção; na maioria das vezes as fissuras no mamilo são as portas de entrada da bactéria Staphylococcus aureus, agente etiológico mais comum.
FISIOPATOLOGIA
Quando se esgotam os mecanismos de proteção da lactante contra infecção e a estase não é resolvida, o processo inflamatório e o crescimento bacteriano se instalam. A aderência bacteriana pode ser facilitada pelo menor movimento do leite.

QUADRO CLÍNICO * Aumento do volume da mama * Edema da pele * Febre * Dor * Hiperemia * Mal estar geral * Fadiga, calafrios * Prostração * Retração mamilar e * Até abcessos e septicemia

EXAMES DIAGNÓSTICOS
O diagnóstico é basicamente clínico, baseado na história apresentada pela paciente e nos sinais descritos acima e pela contagem de leucócito e bactéria encontrados no leite . Nos casos que têm uma evolução desfavorável, com formação de abscessos, a ultra-sonografia pode contribuir para melhor localizar as regiões da mama que deverão ser drenadas.
TRATAMENTO

* * Amamentação frequente e/ou extração para aliviar o ingurgitamento e estimular o fluxo de leite * Descanso * Massagem do peito, especialmente da zona afetada * Colocar compressa fria no peito durante 15 minutos, 5 vezes ao dia.O gelo aliviará a dor e diminuirá o ingurgitamento. * Talvez seja necessária medicação, consulte o seu profissional de saúde.
PROGNÓSTICO

As medidas que visam impedir o aparecimento das fissuras e do ingurgitamento mamário, precursores da mastite, contribuem de forma direta na prevenção desta intercorrência puerperal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O enfermeiro dentro da equipe de saúde tem o papel fundamental ao educar e orientar sua equipe de trabalho, capacitando-os a atuar tanto na parte educativa quanto assistencial; fazendo com que a puérpera sinta acolhida pelos mesmos. A importância das orientações durante o

Relacionados