Massoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A massagem e suas Legalidades

A massagem é uma forma de cuidar da saúde com o apoio do toque físico ou mecânico, e seu cuidado vão além do embelezamento, e serve para ajudar o individuo a encontrar harmonia, prevenir e promover a saúde.
A profissão de Massagista foi regulamentada pela Lei Federal 3968, publicado no Diário Oficial da União em 06 de Outubro de 1961, visando amparar legalmenteo exercício no Brasil.
Assim como toda Lei o massagista tem Deveres, Responsabilidades, e Direitos, dentre esses atributos deve ser observar se o ambiente está limpo, agradável e tranquilo, bem equipado com as regras básicas de Higiene Ambiental e instrumental, isso inclui também qualidade em atendimento, pois o massagista deve tratar sua clientela com cortesia, atenção, eficiência eprofissionalismo. Fazer do atendimento único e personalizado pode ser o diferencial para o sucesso nesta área.
Conforme publicação na revista de fevereiro 2012 Les Nouvelles Esthétiquez, vários exemplos de ética profissional foram citados como quesito de capacitação profissional além da formação e manutenção da clientela sendo elas:
* Utilizar apenas recursos cosmetológicos e eletroterápicos queestejam de acordo com as normas exigidas;
* Guardar sigilos de informações;
* Realizar apenas diagnósticos estéticos por meio de ficha avaliativa;
* Avaliar e reavaliar a eficácia durante a aplicação dos procedimentos;
* Encaminhar o paciente ao medico para diagnósticos e tratamentos que fogem da formação de esteticista.

Conhecendo a Estrutura da Pele, Anatomia e suas Fisiologias.Hoje em dia a massagem é vista como uma ciência, por apresentar vários estudos que abordam seus efeitos e recursos, porem sem um conhecimento básico da anatomia humana e suas fisiologias, fica difícil realizar manobras e técnicas eficazes.
A estrutura da pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflete saúde. Sua maciez, brilho e cor mostram muito de nosso bem-estar e dascondições físicas do nosso corpo. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:
* Regular a temperatura do corpo;
* Impedir a perda excessiva de água;
* Proteger o organismo contra agentes externos;
* Eliminar toxinas.
Sua estrutura é dividida em três camadas, cada uma com características e funções diferentes.
 Hipoderme:   É a camada mais profunda da pele,formada basicamente por vasos sanguíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.
Derme: É a camada intermediária da pele, responsável por sua sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colágeno, elastina e glisaminoglicanos (gel coloidal) que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele. É nela que encontramos as glândulassebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento. A derme é a segunda camada da pele, sendo responsável por sua sustentação e nutrição.
Ela é constituída por uma substância de consistência semelhante à de uma gelatina não muito firme, chamada de gel coloidal.
No gel coloidal estão mergulhados elementos responsáveispela firmeza, elasticidade e equilíbrio da pele. Estes elementos são:
* Folículo piloso - estrutura onde nascem os pêlos;
* Glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de gordura;
* Glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor;
* Vasos sanguíneos - responsáveis pela nutrição e oxigenação das células e pela eliminação de toxinas, impurezas da pele;
* Fibras decolágeno e elastina - que se entrelaçam, como uma teia, dando firmeza e elasticidade à pele.
* Terminações nervosas - responsáveis pela sensibilidade da pele: dor, tato, calor;
* Fibroblastos - células responsáveis pela produção de colágeno, elastina e substâncias que compõem o gel coloidal.
Epiderme: É a camada mais superficial da pele. Por estar em contato direto com o meio...
tracking img