Massas de Ar

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
FACULDADE DE CIENCIAS AERONÁUTICAS
PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES













MASSAS DE AR
Meteorologia















CURITIBA
MARÇO 2014


SUMÁRIO



MASSAS DE AR .................................................................................................. 3

CLASSIFICAÇÃO BERGERON......................................................................... 4

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS .................................................................... 5

MOVIMENTOS E FRENTES DE MASSAS DE AR .......................................... 6

MASSAS DE AR NO BRASIL ............................................................................ 6

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA....................................................................... 9


























MASSAS DE AR
Em meteorologia, é um volume de ar definido pela sua temperatura e teor de vapor de água. Cobre centenas ou milhares de quilômetros quadrados e possui as mesmas características da superfície que está abaixo dela. As massas de ar são classificadas de acordo com alatitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As de ar frio são as chamadas massas polares árticas e as de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção úmida. Os sistemas frontais separam as massas de ar que têm diferentes densidades e temperaturas. Uma vez que uma massa de ar se move para longe de suaregião de origem, fatores como a vegetação e disponibilidade de água numa determinada região podem modificar rapidamente o seu caráter.
Os processos ou fenômenos que fazem com que a massa de ar vá adquirindo características adaptadas à superfície são a radiação solar, a convecção vertical (quando o ar morno próximo à superfície da terra subitamente levanta indo para a camada superior da troposfera edepois retorna em questão de dias), a advecção (movimento horizontal da massa de ar quando uma substitui outra de características diferentes) e a turbulência.
As massas de ar se movimentam pela troposfera devido à diferença de pressão e temperatura caracterizando as áreas de alta e baixa pressão. As áreas de baixa pressão são áreas de grande nebulosidade e precipitação elevada devido ocasionadapela grande instabilidade atmosférica e ao fato de serem receptoras de ventos. Já as áreas de alta pressão são livres de nebulosidade e com maior estabilidade atmosférica, tendendo a temperaturas menores.
Duas massas de ar, ao se encontrarem, não se misturam como seria de se esperar, pelo contrário, elas mantêm as características adquiridas no local de origem. Isso faz com que surja uma “frente”ou uma “descontinuidade” ao longo da zona limítrofe das massas de ar (é o que chamamos de “frente fria”, por exemplo, quando duas massas de ar frio se encontram). De qualquer forma, quando uma massa de ar cruza uma região ela causa uma mudança brusca na temperatura por causa da substituição de um ar pelo outro.
As massas de ar podem ser classificadas de acordo com o local e latitude onde seoriginam e de acordo com a temperatura em relação à superfície de contato. Quanto ao local de origem, podemos classificá-las em “continental” ou “marítima”, quando se formam sobre continentes ou sobre o mar respectivamente. Quanto à latitude de origem, classificamos as massas de ar em “árticas”, “polares”, “tropicais” ou “equatoriais”. E, quanto à temperatura com relação à superfície de contato (localsobre o qual se encontram no momento), classificamos em “quentes” ou “frias”.

CLASSIFICAÇÃO BERGERON
Conhecia como a classificação mais aceita de classificação de massa. Existem versões mais refinadas do esquema em diferentes regiões do globo. Classificação da massa de ar envolve três diversas letras:
C = Massas de Ar Continentais (seco)
M = Massas de Ar Marítimas (úmidas)
T = Tropical...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Massas de Ar
  • Massas de ar
  • as massas de ar
  • Massas de Ar
  • Massa de ar
  • Massa de ar
  • massa de ar
  • Clima e massa de ar no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!