Massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhembi morumbi

MASSAGEM CLÁSSICA

Laura Navarro Rovaron RA 20267327
Ariene Maria Silva dos Santos RA 20266986
Curso: Estética Turma: MA1A
Disciplina: Terapia Estética I

São Paulo
2012

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Massagem clássica

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Terapia Estética I, do curso Estética da Universidade AnhembiMorumbi.

São Paulo
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. História da massagem 5
2. MASSAGEM CLÁSSICA 6
2.2 No que consiste a massagem clássica. 6
3. EFEITOS FISIOLOGICOS DA MASSAGEM CLÁSSICA 6
3.1 Sobre a pele. 6
3.2 Sobre o tecido celular subcutâneo. 6
3.3 Sobre a circulação sanguínea e linfática. 7
3.4 Sobre os músculos. 7
3.5 Sobre o Sistema Nervoso. 7
4. PRINCIPAIS MOVIMENTOS DAMASSAGEM CLÁSSICA. 7
4.1 Deslizamentos (Effleurage) 7
4.2.Amassamentos 8
4.3 Pinçamentos (pétrissage) 9
4.4. Fricção 10
4.5. Vibração. 10
4.6 Rolamento 11
5. INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM CLÁSSICA 11
6. TIPOS DE MASSAGENS E SUAS DIFERENCIAÇÕES DA MASSAGEM CLÁSSICA. 12
6.1 Drenagem Linfática 12
6.2 Massagem turbinada 13
6.2 Bambuterapia 14
6.3 Massagem com Pedras Quentes14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

A massagem é o mais antigo e simples de todos os tratamentos terapêuticos de bem estar,relaxamento físico e mental.Nas culturas tradicionais,sobretudo no Oriente,a massagem é aceita de forma natural por pessoas de todas as idades.Aqui no Ocidente,a massagem era mais utilizada na área esportiva,mas têm ganhado muito espaçona área da estética pelos vários tipos de técnicas que vem surgindo ao longo dos anos.
Neste trabalho vamos especificar o sobre a massagem clássica,sua história,efeitos fisiológicos,indicações e contra indicações,principais movimentos e suas descrições e tipos de massagem e suas diferenciações da massagem clássica.

1. História da massagem

A palavra massagem é de origem grega esignifica amassar.Depois dos chineses,o pai da Medicina,o grego Hipocrates,fez uso das propriedades terapêuticas da massagem,que ele denominou “anatripisis”,cujo significado é friccionar pressionando os tecidos.A expressão foi traduzida para o latim como Frictio(significa fricção ou esfregação) e permaneceu em uso nos Estados Unidos até 1870.
A história da massagem é tão antiga quanto a dohomem.Estudos indicam que,já na pré-Historia,o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo.Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem.
Há também registros de que as civilizações antigas,como os egipicios,hindus,gregos,romanos,chineses e japoneses,a cerca de 300 a.C,fizeram referencias sobre os benefícios da massagem para o seubem-estar.Mas os principais a reconhecer as propriedades curativas dessa técnica foram os chineses,que assinam a literatura(médico Nei Ching,escrito 2800 d.C.)
Pare,da França,no século XVI transcreveu e publicou uma literatura antiga sobre fricções junto com sua propria aplicação especifica para pacientes cirúrgicos.Seu trabalho foi reconhecido e terminologia francesa para as técnicas especificasde massagem são usadas até hoje.Já na Inglaterra,Mennell e Cyriax,médicos ingleses,usaram a aplicação especifica da massagem com fricção profunda para a estrutura articula profunda,tanto em condições agudas como crônicas.
Nos anos 70 e 80,a técnica recebeu mais atenção que qualquer modalidade de trabalho físico.A tendência atual sugeri o aumento da popularidade da massagem e de terapiasrelacionadas para redução de estresse e de problemas músculo-esqueleticos,resurgindo através da historia para promover bem-estar e saúde.

2. MASSAGEM CLÁSSICA

2.2 No que consiste a massagem clássica.

A massagem clássica,desenvolvida no Ocidente,utiliza-se de movimentos deslizantes,leves,suaves e rítmicos com o uso de óleos aromáticos ou cremes,visando proporcionar ao cliente intensa sensação...
tracking img