Massagem modeladora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLÂNDULAS TIREOIDE E HORMÔNIOS

As primeiras evidências do papel fisiológico da tireoide derivaram de observações que relacionavam a atividade tireoidiana com a taxa metabólica basal, tendo sido estabelecida uma relação direta entre ambas. Atualmente, a essa importante função somam-se outras, como a participação ativa de seus hormônios nos processos de crescimento e desenvolvimento do organismodos vertebrados.
A glândula tireoide e seus hormônios, a triiodotironina (T3) e a tiroxina ou tetraiodotironina (T4), apresentam certas pecularidades, que os distinguem das demais glândulas endócrinas e respectivos hormônios.
Dentre elas podemos citar: a localização da tireoide, os hormônios tireoidianos (HT) apresentam iodo na sua composição, o que possibilita a avaliação funcional datireoide, por meio da utilização de iodo radioativo; parte da síntese hormonal ocorre intracelularmente e parte extracelularmente (colóide); a tireoide armazena HT em quantidades suficientes para manter a secreção tireoidiana dentro da normalidade por várias semanas; e os HT, apesar de serem aminoácidos, atuam nas células, principalmente, como esteróides ( ação transcricional).

ASPECTOSMORFOFUNCIONAIS

A gândula tireoide está localizada na região anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoidea e imediatamente abaixo da cartilagem cricóidea, encontrando-se aderida anterior e bilateralmente à traquéia. Possui dois lados lateralizados, direito e esquerdo, unidos por um istmo de parênquima glandular. É uma glândula grande, comparada às demais, pesando em torno de 15-25g no homem adulto. Éricamente vasculariza, sendo seu aporte sanguíneo proveniente das artérias tireoideas superiores e inferiores, que são ramos da carótida.
Recebe inervação simpática e parassimpática, sendo a simpática um dos principais moduladores do fluxo sanguíneo tireoidiano.
Histologicamente, a tireoide se caracteriza por apresentar folículos, que são estruturas globulares revestidas por uma camada única decélulas cúbicas. Estas aumentam em número e tornam-se cilíndricas, quando a tireoide apresenta-se hiperativa, ocorrendo o contrário ( tornam-se pavimentosas) quando a atividade tireoidiana encontra-se reduzida.

O PROCESSO DO CRESCIMENTO

O crescimento é um processo complexo influenciado pela herança genética, função endócrina e uma variedade de fatores ambientas, incluindo nutrição epresença da infecção. O processo envolve divisão celular e síntese pretéica em todo o organismo. Entretanto, a estrutura do indivíduo é definida especificamente pelo creescimento dos ossos, porém o processo global também inclui aumentos na dimensão e no número das células nos vários tecidos. A estatura final atingida depende da velocidade e da duração do crescimento, fatores estes controladosparcialmente por vários hormônios. Entre os hormônios que influenciam o crescimento estão: o hormônio do crescimento (GH), os hormônios tireoidianos (T3 e T4), os androgênios e os estrogênios, a insulina e os glicocorticóides.

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH)

O hormônio mais importante, isoladamente, para o crescimento normal é o hormônio do crescimento (GH), que também é chamado de somatotrofina. O GHatua como o principal facilitador da expressão do potencial genético, influenciando a estatura humana final em torno de 30% do seu potencial genético, ficando, na sua ausência, a crescimento muito limitado. Isto é, uma pessoa destinada, por sua carga genética, a atingir a altura final de 1,8 metro poderá atingir uma estatura de cerca de 1,2 metro mesmo na ausência de GH, e é pouco provável queultrapasse 2,4 metros de altura, mesmo coma secreção elevada de GH, desde o nascimento.
O GH é produzido pelas células somatotróficas da hipófise anterior. Estas células representam mais de um terço da glândula total e o GH constitui, aproximadamente, de 25 a 30% de todas as proteínas do somatotrofo. Portanto, a hipófise anterior nos seres humanos normalmente contém quantidades significativas de GH...
tracking img