Massa molecular de um vapor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
* Determinar a massa molecular de uma substância facilmente vaporizável pelo método idealizado por Victor Meyer.

2 INTRODUÇÃO

Em praticamente todas as áreas da química se faz necessário conhecer o valor da massa de substâncias que estejam sendo utilizadas. Daí a necessidade de se determinar a massa molecular de uma substância química.
É nesse contexto que em1878, Victor Meyer, um químico alemão, desenvolve um método, que levou o seu nome, para se determinar a massa molecular de substâncias voláteis. Para isso, mede-se a massa específica do vapor e, em condições conhecidas de temperatura e pressão, chega-se a massa molecular da substância.
Como se tratam de medidas relacionadas a propriedades gasosas, três tipos de equações devem ser levados emconsideração. Sabe-se que as propriedades dos gases são bem descritas, principalmente, pela Lei dos Gas Ideal, pelo Fator de Compressibilidade e pela equação de Van der Waals.
A Equação do Gás Ideal descreve um gás irreal. Nela, despreza-se as forças intermoleculares (atração e repulsão) e o volume das moléculas. Essa equação se aproxima bastante do comportamento real para valores baixos de pressão(1 atm ou menos) ou quando o volume em que o gás está contido é muito grande.
Utilizando o Fator de Compressibilidade, modifica-se a Equação do Gás Ideal, de modo que faz-se uma relação entre o volume ocupado pelo gás e o volume previsto pela Equação do Gás Ideal. Desse modo, os valores encontrados se aproximam mais da realidade.
Por último, a Equação de Van der Waals também aproxima ocomportamento do gás estudado ao comportamento real. Para isso, utiliza-se duas constantes. Uma delas corrige a Equação do gás Ideal no que diz respeito às forças intermoleculares. A outra, ao volume das moléculas.
Neste experimento, será utilizado o método de Victor Meyer para se determinar a massa molecular de uma substância desconhecida. Os valores obtidos experimentalmente serão tratados atravésdas três equações descritas acima, de modo a se verificar a confiabilidade delas.

3 PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Material utilizado

a) 1 Balão de destilação
b) 1 Rolha
c) Placa de aquecimento
d) 2 Béqueres grandes (600 mL)
e) Termômetro
f) 1 Bureta de 50 mL
g) Tubos de plástico

3.2 Procedimento

Todo o procedimento realizado foi de acordo com a imagem abaixo:

Oexperimento foi realizado duas vezes, obtendo-se dois conjuntos diferentes de dados. Inicialmente, o balão de vaporização foi preso no suporte e imerso num banho de água em ebulição, controlada pela placa de aquecimento. O sistema foi mantido conforme descrito para evaporar todo vapor que porventura estivesse presente no balão de destilação. Após tampar a parte superior do balão com uma rolha,encheu-se a bureta (cristalizador) com água, mergulhando-a no béquer monitorado com o termômetro, calibrou-a até a primeira marcação visualizada e encaixou-se o tubo de saído em seu interior.
Um termômetro dentro do segundo béquer mediu a temperatura da água durante todo o tempo. A leitura dessa temperatura é importante, pois ela é a mesma do ar que fica retido na bureta. Durante um intervalo detempo menor possível são realizados os seguintes processos: abertura da rolha do balão, quebra do capilar de uma ampola de vidro contendo o líquido (objeto de estudo), inserção da ampola contendo a amostra no balão de vaporização e vedação deste, novamente com a rolha, podendo ser auxiliada por uma fita de vedação.
Verificou-se a quantidade de vapor formada na bureta e para, usando o método deVictor Meyer em seguida, calcular o volume e descobrir pela massa molar qual é o elemento estudado.
Considerou-se a pressão atmosférica como 760mmHg, por Salvador localizar-se ao nível do mar. A pressão de vapor da água em diversas temperaturas é tabelada, sendo assim, encontrou-se o seu valor relacionado à temperatura na qual estava a água presente no cristalizador.
A substância utilizada no...
tracking img